29 de dezembro - 2017  

Tubos de concreto: entenda a nomenclatura e saiba qual escolher

Os tubos de concreto tem várias funções dentro do trabalho de escoamento de água, sendo parte importantíssima dos esforços de construir redes de captação pluvial, sistemas de esgoto, etc.

Os tubos de concreto são parte essencial do sistema de escoamento de águas pluviais e esgoto. Imagem: Tubolar Pré Moldados.

E para cada função, há uma nomenclatura que revela informações importantes sobre o uso desses tubos de concreto. Por isso, para não errar na hora de escolher, é importante conhecer todas e saber o que elas representam.

Está com dúvidas em relação à nomenclatura e ao uso dos mais variados tubos de concreto? Não tem problema! Neste artigo, vamos falar o que você precisa saber sobre essas estruturas. Vamos lá?

Por que escolher os tubos de concreto certos?

Existem vários usos para os tubos de concreto, e diversos tipos recomendados para cada situação.

Escolher o tubo errado na hora de construir sua rede de águas pluviais ou esgoto pode acarretar no vazamento, contaminação do meio ambiente e no enfraquecimento do substrato onde os tubos de concreto se encontram, o que pode levar a desabamentos.

Além disso, existem normas técnicas que regulamentam o uso dos tubos de concreto com características específicas para cada finalidade, sendo obrigatório segui-las, evitando multas, retrabalho e processos judiciais.

Os tubos de concreto podem ser de diferentes diâmetros. Imagem: Shandong Shengya Machinery Co., Ltd.

Para não errar na escolha dos tubos de concreto, o melhor é conhecer as nomenclaturas, familiarizar-se com elas e entender qual é a finalidade da sua obra, para assim poder escolher o mais adequado para ela.

Nomenclaturas dos tubos de concreto

Para cada uso dos tubos de concreto existe uma nomenclatura diferente. Essas nomenclaturas são bem simples de entender, só sendo necessário memorizar a numeração posterior para não cometer enganos na hora de instalar os tubos de concreto.

Redes pluviais

Redes pluviais são redes independentes dos sistemas e galerias de esgotos que servem para a captação da água da chuva, como seu nome indica. Essa água é tratada pela empresa responsável de cada cidade.

Por terem um destino diferente das redes de esgoto, o sistema precisa ser independente para que não ocorra a passagem de detritos, lixo e contaminantes por essas águas.

Dessa forma, somente água e sedimentos passam por esses tubos de concreto, o que elimina a necessidade de alguns acessórios presentes nos tubos que transportam o esgoto.

Os tubos de concreto para redes pluviais não contam com juntas elásticas. Imagem: Budimo.

As nomenclaturas para os tubos de concreto das redes pluviais são as seguintes:

  • PS 1: Essa nomenclatura designa os tubos de concreto sem armação que, dentro de um conjunto de diâmetros entre 200mm e 600mm, possuem carga de resistência mínima à ruptura que varia de 16 kN/m a 24 kN/m (unidade usada para medir a pressão).
  • PS 2: Já essa nomenclatura procura designar os tubos de concreto sem armação que, dentro desse mesmo conjunto, possuem carga mínima variando de 24 a 36 kN/m.
  • Tubos de concreto armado: Esses tubos já alcançam um diâmetro maior, podendo chegar até 2000mm. As nomenclaturas são PA 1, PA 2, PA 3 e PA 4 que variam de acordo com o tamanho, sendo que cada uma delas possui uma carga mínima de fissura e ruptura diferente, dependendo do seu diâmetro.

Redes de esgoto

Para as redes de esgoto, a nomenclatura dos tubos de concreto é diferente, mas seguindo o mesmo padrão.

Essa diferenciação se dá porque eles possuem algumas características diferentes, como a junta elástica na intersecção das peças para facilitar a vazão dos resíduos em conjunto com a água.

As juntas elásticas facilitam a vazão dos resíduos juntamente com a água. Imagem: Tubos Midea.

Essa junta elástica nos tubos de concreto é obrigatória, sendo regida pela ABNT NBR 8890:2008, que trata dos tubos de concreto.

As nomenclaturas são:

  • EA: Denomina os tubos de concreto sem armação que possuem junta elástica na intersecção com outras peças. Seu diâmetro pode variar de 200mm a 600mm, sendo que a carga mínima de resistência à ruptura varia entre 36 kN/m a 54 kN/m.
  • EA 2, EA 3 e EA 4: Denominam os tubos de concreto armado com junta elástica. Seu diâmetro pode variar de 300mm a 2000mm, sendo que a carga mínima também varia de acordo com o tipo do tubo de concreto e o seu diâmetro.

Viu só como é fácil entender as nomenclaturas? Se você reparar, as iniciais das finalidades dos tubos de concreto compõem a sigla, sendo E para esgoto e P para redes pluviais. Desse jeito fica muito mais fácil entender o que as nomenclaturas significam e qual é o uso recomendado dos tubos de concreto de acordo com a finalidade da sua obra.

Gostou desse post? Construção civil é coisa séria, e ficar atento a detalhes como escolher os tubos de concreto certos é essencial para a segurança de toda a estrutura.

Por isso, não deixe de conhecer o nosso blog e nossa página no Facebook. Trazemos várias informações como essas semanalmente para que você consiga tirar suas dúvidas sobre os usos mais comuns de concreto na construção civil!