15 de junho - 2018  

Conheça os tipos de escada residenciais e saiba qual escolher

Por mais que elas possuam uma função primariamente estrutural, escolher dentre os tipos de escada aquela que vai combinar melhor com a sua decoração e seu estilo é uma grande decisão de uma construção eficiente.

Conheça os tipos de escadas residenciais e saiba qual escolher

Os tipos de escada podem ser escolhidos de acordo com a decoração do ambiente. Imagem: Premafre.

Você conhece os tipos de escada mais comuns nos projetos de arquitetura?? Está em dúvidas sobre qual é a mais recomendada para a sua casa? Não tem problema, neste texto vamos tirar todas as suas dúvidas, mostrando alguns dos tipos de escada, onde eles combinam mais, custos etc.

Vamos com a gente?

As escadas como parte da decoração

As escadas, como dissemos anteriormente, possuem funções primariamente estruturais, isto é, servem para vencer desníveis.

Conheça os tipos de escadas residenciais e saiba qual escolher

As escadas trazem um charme a mais ao ambiente. Imagem: Pinterest.

Podemos dizer que qualquer estrutura da construção possui uma função primária, como os pisos, que servem para facilitar a locomoção, os tetos, para se defender da chuva e dos efeitos climáticos, as paredes para a sustentação, etc.

Mas isso não impede que a arquitetura e a construção civil criem juntas soluções que são ao mesmo tempo práticas e belas, com os mais variados materiais, como o granilite, o mármore, o concreto e os tijolos.

Com as escadas não é diferente. Por mais que elas tenham uma função bem definida, ainda assim é possível inovar e transformá-las em parte da decoração do ambiente.

Se você prefere um estilo industrial, as escada que se utilizam da alvenaria como elemento de apoio são as mais recomendadas, assim como estilos rústicos, que muitas vezes se beneficiam do concreto, grande tendência do design de interiores.

A função das escadas, então, é a mesma de todos os elementos que compõem a arquitetura de uma casa ou prédio: ter sua função primária contemplada – a de vencer desníveis – ao mesmo tempo em que se transforma em um elemento ativo na decoração e no estilo de design de interiores.  

Quais são os tipos de escada e como escolher?

São muitos os tipos de escada, e essas podem atender as necessidades de vários ambientes – locais pequenos, desníveis muito altos etc – e também as particularidades estéticas e arquitetônicas.

Conheça nesse tópico alguns tipos de escada e seus usos mais conhecidos entre os arquitetos e construtores, e o que elas podem trazer em questões decorativas e de estilo para o seu lar:

Escadas em L

São aquelas que têm uma forma parecida com a letra L na sua construção, ou seja, possuem uma mudança de sentido de noventa graus para atingir o próximo andar.

Conheça os tipos de escadas residenciais e saiba qual escolher

As escadas em L entram nos tipos de escada que mudam de direção. Imagem: Rumahku Unik.

Estão entre os tipos de escada que exalam estilo e luxo, e são muito bem aproveitadas em ambientes onde há bastante espaço, tanto para instalar a escada quanto para criar a plataforma que irá estabelecer essa mudança de rumo. Dessa forma, o pé direito também deve ser alto.

A alvenaria e concreto são ótimos para criar esses tipos de escada, pois fornecem uma forma segura de criar o patamar que proporcionará sua característica marcante.

Escadas em U

As escadas em U também mudam de direção no meio da sua estrutura, mas ao invés de realizar uma curva acentuada em um sentido horizontal em relação ao seu ponto de partida, elas interrompem seu caminho e voltam para o mesmo sentido de onde começaram.

Conheça os tipos de escadas residenciais e saiba qual escolher

As escadas em U interrompem seu caminho e voltam no mesmo sentido. Imagem: Milowcostblog.

Ela está entre os tipos de escada que são ótimos para vencer desníveis da mesma direção, ou seja, na mesma parede, sendo uma alternativa cheia de estilo para conectar dois andares adjacentes.

Escada caracol

Ideal para espaços pequenos, a escada caracol é um dos tipos de escada mais antigos, sendo usados em torres de castelos e catedrais desde a idade média, através da construção de degraus em alvenaria ou concreto.

Conheça os tipos de escadas residenciais e saiba qual escolher

A escada em caracol está entre os tipos de escada mais usados em ambientes pequenos. Imagem: Construindo Decor.

Essas escadas possuem degraus que se deslocam segundo uma coluna central, dispostos de forma circular. Em locais pequenos, a escada caracol é um dos tipos mais bem aproveitados, pois não precisa de muito espaço para a instalação.

Escadas retas

São os tipos de escada comuns, que ligam um ponto a outro através de uma linha reta.

Conheça os tipos de escadas residenciais e saiba qual escolher

Dentre os tipos de escada mais comuns está a escada reta. Imagem: Capital News.

Quais são os melhores materiais para construir escadas?

As escadas podem ser construídas com diversos materiais: a madeira, o concreto, estrutura metálica, os tijolos etc. Mesmo que um possua melhor aspecto estético do que outros, é importante que você também leve em consideração a segurança e a durabilidade desses materiais.

As escadas de concreto e alvenaria são mais seguras e duráveis, tendo como exemplo as próprias ruínas de milhares de anos que ainda possuem escadas que se sustentam. 

Gostou de conhecer os tipos de escada mais comuns? Quer saber mais sobre as tendências da arquitetura e do design de interiores para ter uma ajudinha a mais na sua construção ou reforma? Confira nossa página no Facebook e Instagram!