18 de maio - 2018  

Tipos de calha: qual o melhor para a sua construção?

Escolher dentre os tipos de calha pode parecer uma preocupação pequena, uma vez que a maioria das pessoas ao construir ou reformar pode acabar deixando essa questão para depois, por se tratar de uma escolha mais fácil de se fazer quando comparada aos tipos de telha ou de tijolos para a construção de alvenaria.

Porém, as calhas possuem variações importantes entre si, que vão impactar diretamente em como a casa suporta os efeitos climáticos e transporta a água da chuva para fora da área habitável.

Tipos de calha: qual o melhor para a sua construção?

É importante escolher certo dentre os tipos de calha. Imagem: Construindo Decor.

Você conhece os tipos de calha existentes para a construção? Sabe quais são as diferenças que elas apresentam? Se você gostaria de saber mais sobre o assunto, este artigo foi feito para você! Continue a leitura para saber mais e fazer uma escolha consciente.

Os tipos de calha certos evitam problemas com a chuva

A coleta de chuva em uma residência é uma preocupação que precisa ser levada muito a sério, pois ela irá evitar danos estruturais, transtornos e riscos à segurança dos moradores, sem contar nos danos provocados pelas infiltrações. Mas para que esse sistema funcione corretamente, você precisa escolher dentre os diversos tipos de calha aquele que funcione melhor para a casa.

Além do material, a escolha pelo formato com que as calhas se apresentam é ainda mais importante, sendo que cada formato possui uma função e um posicionamento adequado para integrar os esforços de captação da água pluvial.

Mas há um ponto muito importante a se levantar quando falamos de tipos de calha, um que gera dúvidas em vários moradores e construtores, e que deve ser pensado já na elaboração do projeto de construção ou reforma: qual a diferença entre as calhas e os rufos? Continue lendo para descobrir!

Calhas e rufos

As calhas são estruturas instaladas normalmente nas extremidades do telhado ou em outras posições, dependendo do design da estrutura, do posicionamento das telhas e da quantidade de águas que o telhado apresenta.

As definições são inúmeras, mas é seguro defini-las como estruturas verticais de material resistente instaladas horizontalmente com uma ligação até os canos horizontais que levam a água da chuva para o seu destino final.

Já os rufos são estruturas de instalação específica em alguma parte do telhado que é propensa ao acúmulo de água, e servem fundamentalmente para realizar um escoamento mais satisfatório e evitar poças que comprometem a estrutura da construção. Eles podem ser:

  • Rufos de encosto: Aplicados na junção entre a alvenaria e o telhado
  • Rufos de capa: Aplicadas na junção entre as águas do telhado

Quais são os tipos de calha mais comuns?

As calhas podem se apresentar de variadas formas, e por mais que possuam muitas similaridades entre si, alguns detalhes técnicos e estéticos as diferenciam em questões bem específicas.

Confira abaixo os tipos de calha mais comuns nas casas brasileiras:

Calhas de PVC

Essas calhas se utilizam do PVC para realizar o escoamento da água, sendo instaladas da mesma forma que todas as demais calhas.

Tipos de calha: qual o melhor para a sua construção?

As calhas de PVC recebem tinta com mais facilidade. Imagem: Marley Eternit.

Normalmente, esses tipos de calha são mais baratos e oferecem bastante resistência às ações da natureza e ao efeito do tempo. Além disso, esse material é ótimo para a pintura, recebendo a tinta com mais facilidade que os metais, o que faz com que a sua adequação a telhados coloniais coloridos ou outro tipo de telha seja mais fiel.

Porém, é preciso ter cuidado: o PVC não suporta bem pressões e grandes pesos, podendo causar acidentes, como a quebra da calha caso o morador, por engano, pise na sua estrutura.

Calhas de zinco

As calhas de zinco são recomendadas para regiões próximas ao mar .Imagem: ACCO Home Improvements Inc.

São calhas muito comuns, usadas há décadas no Brasil e encontradas na grande maioria das casas. Esses tipos de calha são muito resistentes ao tempo, e não correm o risco de se quebrarem por questões de peso aplicado. Além disso, são muito resistentes à maresia, e por isso são indicadas para regiões próximas ao mar.

Calhas de aço galvanizado

As calhas de zinco são muito resistentes à ferrugem. Imagem: Stratco.

Muito similares às calhas de zinco, as de aço galvanizado apresentam grande resistência à ferrugem e todas as qualidades das calhas de metal apresentam, incluindo nessa lista as de alumínio.

Sua estética, porém, pode ser um problema para quem gostaria de aplicar tinta às estruturas. Nesse caso, o melhor é escolher as de PVC.

Cuidados com a instalação de calhas

Ao instalar os diferentes tipos de calha, você deve ficar atento a alguns detalhes estruturais que fazem toda a diferença na funcionalidade desses acessórios.

A inclinação do telhado e da calha deve ser muito bem analisada. Imagem: Guia Facil.

A inclinação, por exemplo, define se a calha irá conseguir realizar seu trabalho de forma eficiente, fazendo o escoamento sem que surjam poças no telhado. A inclinação deve ser de 1% na direção dos tubos de queda ou das correntes. A inclinação do telhado também deve ser verificada, pois apresenta índices para cada tipo de telha.

Além disso, elas devem ser parafusadas com parafusos de aço anti corrosivo, como o galvanizado e o alumínio, o que evita que essas peças enferrujem e as calhas desabem com o tempo. A vedação deve ser feita com poliuretano para que não entre água na madeira ou no muro.

Para que a calha não entupa, é possível instalar grelhas para a barragem de folhas e galhos. Isso impedirá que eles desçam para o duto vertical de escoamento, o que causa um enorme transtorno em manutenção para evitar o transbordamento em dias de chuva.

Levando isso em consideração, dá para instalar qualquer um dos tipos de calha sem maiores problemas! Apenas lembre-se que essa instalação deve ser feita por um profissional especializado.