5 de julho - 2017  

Telhado Colonial: vantagens e desvantagens

Comprar a casa própria é o sonho de muitos. Seja o imóvel na planta ou para reformar, pensamos em todos os detalhes: cor da parede, tipo do piso, tipos de janelas, modelos de portas, e também nos tipos de telhado. E, por isso, já vamos direto à pergunta: você já pensou em escolher um telhado colonial para sua casa?

Existem diversos modelos de telhado no mercado, porém, os telhados coloniais são elegantes e conseguem se adaptar a diversos tipos de decoração, especialmente por conta das telhas com visual rústico. Preparamos um guia simples para te ajudar a entender um pouco mais sobre o modelo de telhado colonial. Confira!

O que é o telhado colonial?

Os telhados coloniais são famosos por possuir um estilo rústico e elegante, que remete aos telhados da época colonial (por isso o nome de telhado colonial). Sua telha possui um canal profundo, que faz alusão a uma barca. Esse formato é ótimo para regiões onde ocorrem muitas chuvas, já que ele facilita o escoamento de água da chuva.

Telha colonial em seu modelo de cerâmica.

O telhado colonial é composto por duas partes iguais que são separadas: a capa e a bica. Elas são simples e de fácil manuseio, porém, necessitam da ajuda de um especialista para sua instalação.

Características do telhado colonial

Entre os modelos de telhado colonial, o mais encontrado é o com telhas de cerâmica, podendo ser utilizado em sua cor original ou com telhas pintadas.

No que se refere ao seu uso, podemos encontrar 3 principais tipos de telhado colonial, separados por níveis e quedas:

  • Duas águas/quedas: divisão central do telhado, mais comum e usado em vários tipos de imóveis;

Mais comum, o telhado duas águas é conhecido por sua estrutura clássica.

  • Quatro águas/quedas: ideal para coberturas de imóveis quadrados;

O telhado quatro águas apresenta mais dificuldade técnica na hora de construir, pois necessita de mais apoios e recortes no madeiramento.

  • Meia água/queda: indicado para telhado na varanda.

Mais simples, esse tipo de telhado é especialmente encontrado em varandas e pequenas construções.

Telhado decorativo

Apesar de contar com um estilo que remete ao rústico e ao campestre, esse tipo de telhado não se limita apenas a esses estilos.

Quando incorporado com outros tipos de materiais, como vitrais e portas de madeira, o telhado colonial pode harmonizar bem com casas de praia.

Em sua forma original mesclado com paredes de pedra, portas e janelas de madeira, o telhado colonial faz jus ao seu estilo rústico, complementando e harmonizando com os outros elementos da construção.

A cor escolhida e o estilo de quedas para o telhado também são determinantes no que diz respeito ao segmento decorativo escolhido, podendo variar do mais moderno e urbano até às casas de campo.

Dica: se você optar por telhados como o rústico e campestre, opte por deixar o telhado colonial em sua cor natural. No caso da escolha do segmento ser mais moderno, você poderá utilizá-lo tanto o telhado pintado em tons claros como em sua cor original, como ponto de contraste.

Quais as vantagens e desvantagens do telhado colonial?

Assim como outros modelos de telhado, o telhado colonial também apresenta seus benefícios e suas desvantagens. Conheça alguns deles abaixo:

Vantagens do telhado colonial

  • Seu formato e inclinação são excelentes para vazão da água, sendo um ótimo telhado para lugares onde chove muito;
  • Seus diferentes níveis e modelos tornam fácil a adaptação com diferentes estilos de construção;
  • Pode ser utilizado com telhas na cor natural ou com telhas pintadas, de acordo com a preferência do morador.

O telhado colonial na foto acima apresenta telha de cerâmica em sua coloração original.

Desvantagens do telhado colonial

O telhado colonial também tem suas desvantagens:

  • Valor gasto: além dos gastos com instalação, a estrutura interna do telhado colonial também precisa ser reforçada, o que pode gerar um gasto a mais com madeiramento e reforços;
  • As telhas de cerâmica costumam absorver água e ficar com manchas, além de quebrarem mais fácil. Uma boa alternativa é utilizar telhas de concreto que imitam a forma do telhado colonial, mas com a vantagem de oferecer mais proteção e durabilidade;

Qual é o valor médio do telhado colonial?

O preço do telhado colonial pode variar de acordo com o modelo escolhido, o prestador de serviços e o local onde se irá comprar as telhas e madeiramentoSe optar pelas telhas de concreto, conte também com o valor da pintura para imitar as telhas coloniais. Por isso, pesquise bem, afinal você pode gastar um pouco mais, mas vai desfrutar de toda a durabilidade que o concreto oferece.

As telhas de concreto absorvem menos água e podem ser pintadas para imitar as telhas coloniais. Imagem: Pinterest.

Há ainda o valor referente à mão de obra para a instalação do telhado colonial que deve ser considerada no orçamento da obra.

Para calcular a quantidade de telhas que serão necessárias para o seu telhado colonial, você deve fazer o cálculo de 24 telhas para cada metro quadrado. Ao saber a metragem total do telhado, faça a multiplicação por 24, assim, você terá o número de telhas necessárias para a cobrir sua casa. Lembre-se que a inclinação, que deverá ser dada por um arquiteto ou engenheiro projetista, influenciará diretamente na área final em cada água/queda do telhado colonial.

O telhado colonial está presente de diversas formas em um contexto urbano. Seja em sua cor natural ou intercalado em diferentes estilos, esse modelo de telhado se adapta fácil a diferentes tipos de construção.

Apesar dos gastos que podem variar e serem um pouco maiores do que a média, o telhado colonial é uma ótima opção para quem busca beleza e destaque para sua casa à primeira vista. Você colocaria esse tipo de telhado em sua casa? Conte pra gente!