2 de janeiro - 2018  

Telha sanduíche: afinal, vale mesmo a pena comprar?

Comprar telhas é uma tarefa que exige bastante pesquisa para resguardar a integridade do seu projeto e da sua casa. Qual é a melhor? Como ter certeza da sua durabilidade? A mais bonita é a mais durável? Telha sanduíche vale mesmo a pena?

Todas essas perguntas sobre telhas são válidas, sendo necessário um bom tempo de pesquisa para se decidir. Para te ajudar nessa tarefa, neste artigo vamos falar sobre um tipo de telha muito interessante e não tão conhecido assim: a telha sanduíche.

As telhas metálicas normalmente não têm isolamento térmico, o que diferencia a telha sanduíche das demais. Imagem: Lifebrick.

Explicaremos alguns pontos sobre a sua durabilidade, conforto térmico e acústico e também sobre apelo estético, para que você possa decidir com mais informação e conforto. Vamos começar?

O que é a telha sanduíche?

As telhas sanduíche são telhas metálicas, feitas com chapas de aço galvanizado, mas com um diferencial em relação às demais: elas possuem uma grossa camada de isolante térmico entre as duas chapas, que pode ser de poliuretano ou isopor.

Essa camada de isolante térmico garante que a telha sanduíche consiga vencer as limitações das placas de aço galvanizado, que esquentam demais com o sol e fazem muito barulho com a chuva.

A telha sanduíche pode se apresentar de duas maneiras:

  • Telha sanduíche dupla: essas são as telhas sanduíche mais utilizadas. São compostas de duas chapas metálicas e um revestimento termoacústico no seu interior.
  • Telha sanduíche simples: normalmente mais baratas, essas telhas possuem apenas uma placa de aço na parte exposta ao ambiente, revestimento térmico no meio e uma folha de alumínio na parte de baixo.

Quais as vantagens da telha sanduíche?

A telha sanduíche apresenta várias vantagens específicas, que, em conjunto, fazem dessa solução uma ótima alternativa para a sua casa, galpão ou estúdio. Confira:

Isolamento térmico

Por ter um revestimento térmico no meio das duas placas de aço galvanizado, a telha sanduíche proporciona um melhor isolamento térmico, competindo com as telhas mais conhecidas, como as telhas cerâmicas, justamente por essas vantagens.

O índice de isolamento térmico da telha sanduíche pode chegar a até 90% em ambientes fechados, um índice muito grande e não encontrado em praticamente nenhuma outra telha pelo mesmo preço. Isso promove uma economia em ambientes de calefação e ar condicionado, que não precisam consumir tanta energia para atingir a temperatura escolhida pelo morador.  

Além disso, essas telhas também controlam chamas e incêndios, aumentando a segurança do seu imóvel.

Isolamento acústico

As telhas sanduíche possuem o melhor isolamento acústico do mercado, já que o seu revestimento interno de poliuretano ou isopor não deixa que o som do ambiente entre na sua casa ou que saia dele.

As telhas sanduíches são ideais para isolar acusticamente galpões, estúdios ou casas. Imagem: Leonardi.

Assim, a telha sanduíche é indicada para uso em casas próximas a locais barulhentos (como avenidas, metrôs ou local com intenso tráfego de pessoas), estúdios musicais em áreas residenciais, casas de shows, dentre outros.

Impermeável

A telha sanduíche, por ser de aço galvanizado, não absorve água, já que ela escorre por sua superfície e segue o seu caminho natural.

Além disso, os perigos com a ferrugem são inexistentes: o aço galvanizado possui uma camada de zinco na sua superfície, o que elimina a corrosão e consequentemente a ferrugem.

E ainda, por ser isolante térmica, a laje não enfrentará problemas com o superaquecimento, o que elimina a condensação de umidade nesse ambiente. Esse equilíbrio térmico aliado à impermeabilidade reduz os riscos de infiltração e goteiras por conta das chuvas a praticamente zero.

Feita sob medida

Uma das grandes vantagens da telha sanduíche é o fato de que elas são feitas sob medida, segundo a demanda do morador.

Dessa forma, você está completamente no controle e pode decidir em que estrutura a telha sanduíche será instalada, sem riscos de sobra: ou seja, você gasta exatamente o que precisa.

Essa produção personalizada permite usos inusitados da telha sanduíche, como a criação de paredes com isolamento acústico e térmico, ideais para o uso em obras, casas feitas em containers, estúdios musicais e casas criativas.

A telha sanduíche também é muito usada para a confecção de paredes em casas modernas e criativas. Imagem: Steel.

Inclinação

A telha sanduíche possui uma inclinação de longo alcance, isso é, parte de um valor baixo e sobe até o padrão de outras telhas residenciais, como as cerâmicas e as telhas de concreto. Sua inclinação varia de 5% até cerca de 55%.

Essa vantagem da telha sanduíche é útil principalmente em construções mais modernas, que se utilizam do teto não aparente, criando uma casa “retangular”. Normalmente, nessas casas são instaladas telhas de aço galvanizado ou de fibrocimento, já que elas são umas das poucas que suportam uma inclinação tão pequena. O problema é que esses dois tipos de telha não apresentam um bom nível de isolamento térmico ou acústico.

O jogo muda quando a telha sanduíche é instalada. Ela consegue atingir os padrões estéticos que a inclinação pequena do telhado requer, ao mesmo tempo em que realiza um ótimo trabalho em manter a temperatura ambiente e isolar os ruídos exteriores.

Viu só as vantagens que a telha sanduíche oferece? Procure o seu revendedor e converse com ele sobre essa possibilidade!

Gostou desse post? Temos muito mais semanalmente no nosso blog e página no Facebook. Venha conferir!