3 de janeiro - 2019  

Saiba como passar rejunte sem desperdício e sujeira

Saber como passar rejunte é muito importante na hora de assentar pisos e azulejos, ajudando a vedar as peças e absorver as tensões resultantes das possíveis movimentações das estruturas.

Porém, para conseguir um resultado que seja, ao mesmo tempo, interessante tecnicamente e bem acabado, é preciso considerar alguns pontos sobre como passar rejunte, evitando desperdício, sujeira e a falta de estética no trabalho.

Quer saber mais sobre esse tema? Veja as dicas e informações que separamos!

Atente-se ao tipo certo de mistura

Antes mesmo de pensar em como passar rejunte, você deverá se atentar para o tipo de mistura correta, levando em consideração o tamanho do revestimento cerâmico a ser assentado, o local de aplicação e o uso. O ideal é que o rejunte tenha uma espessura entre 1 e 15 milímetros.

Se a junta tiver até 5 mm, o recomendado é usar rejuntes de epóxi ou de acrílico. Normalmente os rejuntes de acrílico já são encontrados prontos para a aplicação, enquanto os de epóxi necessitam de homogeneização de cada uma das suas partes antes de elas serem misturadas.

Agora, se a junta for maior, o indicado é o uso de rejunte cimentício, uma argamassa que deverá ser preparada com água limpa, em um recipiente estanque, igualmente limpo, e protegido do sol, da chuva e do vento.

A consistência deverá ser pastosa e firme, sem a presença de grumos secos. Você deverá deixar essa mistura repousando por 15 minutos e misturar novamente antes de passar o rejunte, com prazo máximo de 2h30.

O rendimento também é variável e depende do tamanho dos revestimentos e da espessura da junta. Por exemplo, peças com 300 mm x 300 mm x 8 mm, com juntas de 5 mm, podem consumir entre 0,5kg e 0,6kg de mistura de rejunte por metro quadrado. Existem rejuntes especiais, tais como flexíveis, e com adição de produtos bactericidas ou anti fungos.

Ao pensar em como passar rejunte, não se esqueça de sempre seguir as recomendações do fabricante, já que elas podem ser diferentes dependendo da marca do rejunte usado.

Use os materiais certos para misturar e aplicar

Outra dica importante de como passar rejunte está relacionada ao preparo. Você deverá usar um recipiente limpo e uma colher de pedreiro, além do medidor de água, evitando errar as medidas e acabar desperdiçando produto.

Ao aplicar, poderá usar tanto uma bisnaga quanto uma espátula, ou ainda uma desempenadeira de borracha, ajudando na hora de espalhar a mistura ao longo da junta. O importante é que essa aplicação sempre seja feita de forma manual.

A desempenadeira de borracha pode ajudar a espalhar o rejunte ao longo da junta. Imagem: Zoom in Tovább.

A desempenadeira de borracha pode ajudar a espalhar o rejunte ao longo da junta. Imagem: Zoom in Tovább.

Considere também a consistência do rejunte na hora de optar pelo instrumento correto. Usar um rodo para aplicar o rejunte não é muito recomendado, já que a massa poderá ficar com excesso de água e baixa resistência.

Assim que aplicar o rejunte, espere cerca de 20 a 40 minutos para realizar o acabamento final, que pode ser feito passando sobre o local uma esponja limpa e umedecida em água. Outra opção é usar um fresador plástico, tomando cuidado para não afundá-lo nas juntas.

Depois da aplicação é preciso deixar o ambiente livre de tráfego e de contato com a água por pelo menos um dia. Porém, o mais recomendado é que esse tempo de espera seja entre 48 e 72 horas.

A cura total da massa poderá levar até 7 dias, principalmente nas áreas externas ou na piscina. Agora, se o tempo não estiver ajudando, com a presença de ventos fortes e temperaturas altas, por exemplo, é preciso ter outras medidas de suporte, como molhar o rejuntamento duas vezes por dia.

Outro ponto que merece atenção ao se pensar em como passar rejunte é em relação ao rejuntamento dos pisos antiderrapantes. Nesse caso, você deverá colocar uma fita crepe na borda do revestimento, evitando que o rejunte entre em contato com a peça e acabe estragando-a.

A cura total da massa pode demorar mais no caso de rejuntes de piscinas. Imagem: YouTube.

A cura total da massa pode demorar mais no caso de rejuntes de piscinas. Imagem: YouTube.

Limpe o substrato corretamente

Depois de conferir nossas dicas sobre como passar rejunte e realizar o trabalho, é muito importante lembrar que uma das partes mais importantes no resultado final é a limpeza, que deverá ser feita com um pano úmido ou uma espuma, removendo o excesso de argamassa da superfície das peças cerâmicas.

Retirar esse excesso no tempo correto evita que o produto seque e fique impregnado no piso ou no azulejo, tornando difícil a limpeza e até mesmo colocando em risco a aparência do revestimento.

Na maior parte das vezes, os rejuntes cimentícios saem com mais facilidade, já que formam um filme fino de pó que poderá ser limpo com detergente neutro e água. Agora, se você usar um rejunte de epóxi, precisará seguir a risca as recomendações de limpeza do fabricante, pois esses produtos têm características técnicas bem distintas e podem exigir produtos específicos para não riscar ou manchar o revestimento.

Use espaçadores

Os espaçadores podem ajudar bastante na hora de rejuntar e assentar os revestimentos, pois trazem maior uniformidade ao espaçamento das juntas, além de facilitarem o alinhamento das peças.

A técnica de como passar rejunte exige uniformidade e os espaçadores podem ajudar muito. Imagem: Lojas Americanas.

A técnica de como passar rejunte exige uniformidade e os espaçadores podem ajudar muito. Imagem: Lojas Americanas.

Além da questão estética, os espaçadores também reduzem as chances de desplacamento causado pela dilatação. Porém, é preciso cuidado quando for retirá-los, evitando danificar a borda das placas cerâmicas, principalmente no caso dos materiais com bordas retas.

Além dessas orientações, algumas dicas de como passar rejunte podem ajudar, como:

  • aplicar o rejunte com a temperatura ambiente entre 20ºC e 30ºC;
  • nos ambientes externos, evitar usar rejunte de cor clara, porque pode sujar muito facilmente e dar a impressão de que o piso é antigo;
  • nunca usar materiais de limpeza que tenham composições desconhecidas, já que eles podem manchar a cerâmica. Sempre que possível, prefira o detergente neutro;

E, então, você gostou das nossas dicas sobre como passar rejunte? Aproveite e confira mais dicas no nosso Facebook e Instagram!