3 de agosto - 2018  

Saiba como assentar tijolo de vidro de forma fácil e rápida

Você sabe como assentar tijolo de vidro? Os blocos ou tijolos de vidro estão em alta na construção, ajudando a deixar os ambientes mais modernos, arejados e claros, já que esses itens aproveitam melhor a luz natural, trazendo benefícios adicionais, como economia de energia elétrica, por exemplo.

Além de todas essas vantagens, os tijolos de vidro ainda são fáceis de limpar, resistentes e isolantes térmicos, sendo por isso a escolha principal em muitos projetos diferenciados.

O tijolo de vidro ajuda a arejar e iluminar o ambiente. Imagem: Obeco.

Porém é necessário atenção na hora de trabalhar com o material. Por isso, hoje nós separamos algumas dicas importantes de como assentar tijolo de vidro e deixar o resultado final da sua obra ainda mais caprichado. Confira!

Em quais locais os tijolos de vidro são mais usados?

Antes de pensar em como assentar tijolo de vidro, é muito importante que você entenda as características desse material e saiba exatamente onde ele poderá ser usado.

O tijolo de vidro pode ser usado próximo à banheira Imagem: Moncler-Factory-Outlets.

Existem vários ambientes que podem aproveitar a beleza e o charme dos tijolos de vidro, como:

  • nos cômodos internos das casas, fazendo a separação entre a sala e a cozinha, ou ainda entre a sala de TV e a de jantar (é muito comum que nesses casos seja feita apenas meia parede com os tijolos de vidro);
  • em escritórios, buscando criar uma separação entre uma sala e outra ou isolar áreas específicas, como a sala de espera ou a sala de recepção;
  • em quartos com closet que nem sempre podem ter janelas, assim o uso dos tijolos de vidros favorece a iluminação;
  • em ambientes escuros, algumas paredes podem ganhar detalhes com os tijolos de vidro, melhorando a iluminação natural, a mesma ideia pode ser feita também com as telhas de vidro;
  • nos banheiros, dando destaque à uma das paredes do box ou até em todas elas, ou ainda criando uma “falsa janela” próxima à banheira;
  • nas cozinhas, ajudando a criar um efeito de luz, quando aplicados nas partes superiores das paredes, como detalhes ou base de bancadas;
  • nas fachadas e varandas, contrapondo-se com decks rústicos, plantas e outros detalhes.

Os tijolos de vidro são bons para separar ambientes ou decorar. Imagem: Hanson Home Works.

Já deu para perceber que os tijolos de vidros são bem versáteis, não é mesmo? Eles combinam muito bem com vários estilos decorativos e com uma infinidade de ambientes, podendo aparecer como um simples detalhe, ou compondo uma parede inteira.

Como assentar tijolo de vidro: passo a passo

Agora que você já viu um pouco mais das utilidades desse material, veja o nosso passo a passo de como assentar tijolo de vidro.

Antes de começar

Para saber como assentar tijolo de vidro, é preciso se atentar aos detalhes. Imagem: Aolop.us.

Assentar tijolo de vidro é um processo delicado, verifique se o chão e a parede de apoio estão nivelados e formam um ângulo de 90º. Em seguida, limpe bem a superfície onde a parede de tijolos de vidro será construída. A argamassa para blocos de vidro deverá ser feita com antecedência (sempre seguindo as recomendações do fabricante), assim como os vergalhões já devem estar cortados nas medidas certas.

Passo a passo

Confira o passo a passo abaixo de como assentar os tijolos de vidro na sua obra. Lembrando que esse tipo de serviço deve ser feito por mão-de-obra especializada.

  1. Coloque a primeira fileira dos tijolos de vidro onde serão instalados. Faça um contorno no chão e também na parede marcando, entre os blocos, os pontos que deverão ser perfurados para a inserção dos vergalhões verticais e horizontais. Faça os furos.
  2. Comece a assentar o primeiro bloco. Para isso, posicione os espaçadores nos 4 cantos do bloco e use a colher de pedreiro para aplicar argamassa nos lados do bloco que entrarão em contato com a lateral da parede e com o chão, assentando-o. Em seguida, coloque um vergalhão vertical.
  3. Posicione os espaçadores nos cantos inferiores e superiores de um dos lados do segundo bloco. Aplique a argamassa nos lados que ficarão em contato com a lateral do primeiro bloco e com o chão. Encaixe um vergalhão vertical e vá repetindo a operação até finalizar a primeira fileira.
  4. Quando a primeira fileira estiver completa, você deverá assentar o vergalhão na horizontal, sempre acima dos espaçadores. Para isso, insira a extremidade do vergalhão no furo que você fez na parede.
  5. Vá repetindo esse processo até completar todas as filas. Sempre verifique se a sua parede está nivelada e aprumada.
  6. Quando terminar, é preciso deixar secar por 24 horas.
  7. Somente após esse período você poderá retirar os espaçadores. Para isso, quebre a orelha de plástico dos espaçadores e aplique a argamassa entre os blocos de vidro, finalizando as juntas.
  8. Quando a argamassa secar, limpe de maneira suave cada um dos blocos. Você poderá usar uma esponja úmida com sabão. Outra dica é usar vinagre de vinho branco, que pode deixar o vidro mais brilhante.
  9. Se você estiver fazendo uma parede embutida poderá usar blocos inteiros ou metades para finalizar o serviço.
  10. Se a parede não for embutida faça o acabamento usando um bico lateral arredondado ou uma soleira que pode ser de madeira, de granito ou de outros materiais.

Depois de ler esse conteúdo ficou mais prático fazer o assentamento do tijolo de vidro? Confira também nossa página no Facebook e  Instagram para mais dicas de construção e decoração!