7 de dezembro - 2018  

Saiba aqui como rebocar teto de forma fácil e rápida

Saber como rebocar teto é fundamental para que a sua obra se mantenha firme e para que goteiras, infiltrações e outros problemas não surjam com o tempo.

Apesar de ser tido por muita gente como um trabalho simples, muitas vezes alguns detalhes são ignorados na hora de passar a massa. Quer saber a melhor maneira de fazer um reboco de teto bem feito e com um ótimo acabamento? Este artigo foi feito pra você!

Vamos falar sobre qual é o melhor traço, como fazer a aplicação e cuidados fundamentais que você precisa ter. Continue a leitura para receber algumas dicas de como rebocar teto de um jeito fácil e rápido.

Rebocar teto não é difícil, mas é preciso cuidado

Saber como rebocar teto é uma tarefa normalmente sem maiores complicações. Muitos pedreiros, serventes e profissionais da construção civil se utilizam de técnicas que eles já conhecem de tanto realizar, fazendo o reboco “no instinto”.

Não nos leve a mal, isso é ótimo: quem realmente sabe como fazer o serviço é quem o faz há anos. Porém, algumas técnicas existem para garantir que o trabalho seja bem executado, pois quem paga o preço pelos problemas estruturais, por menores que sejam, é o morador.

Como rebocar teto está relacionado diretamente com a solidez dessa estrutura, qualquer problema na aplicação da argamassa pode resultar em transtornos graves para os moradores, sendo que eles podem ser:

  • Goteiras: se o reboco é feito de forma irregular, espaços mais frágeis vão propiciar o surgimento de goteiras, dependendo do isolamento do telhado ou da laje instalada;
  • Infiltrações: para que não ocorram infiltrações que possam comprometer toda a estrutura do teto, o reboco deve ser feito de forma confiável e segura, usando sempre concreto de qualidade;
  • Comprometimento da estrutura: se o reboco é fraco, trincas e rachaduras podem se formar, do mesmo jeito que elas se formam nas paredes. Com o tempo, isso representa um perigo para os moradores, pois o reboco que não se adere ao teto está sujeito a se desgrudar e cair.

Aposte em material de qualidade

O reboco, além de estar relacionado com a estrutura do teto, possui uma relação fundamental com o seu acabamento. A laje instalada é a que garante a sustentação total do teto, mas a sua aparência é diretamente influenciada pelo reboco.

O material usado para fazer o reboco de teto precisa ser de qualidade, assim como o usado nas paredes. Imagem: Mercado Libre Argentina.

Para um isolamento acústico maior, proteção contra o frio e o calor mais elaborada e um apelo estético perfeito, é crucial que você saiba como rebocar teto e que utilize de cimento de qualidade, como o Montes Claros para realizar o trabalho.

Não esqueça do que nós sempre dizemos aqui no blog: muitas vezes, o barato sai caro.

O material usado para fazer o reboco de teto precisa ser de qualidade, assim como o usado nas paredes. Imagem: Mercado Libre Argentina.

O material usado para fazer o reboco de teto precisa ser de qualidade, assim como o usado nas paredes. Imagem: Mercado Libre Argentina.

Como rebocar teto de forma fácil e rápida?

Antes de tudo, como rebocar teto é um trabalho onde a massa está sendo sempre puxada para baixo por conta da gravidade, é muito importante que você calcule bem o traço da massa para fazer o serviço.

Como rebocar teto é um processo que sofre com a gravidade,assim é preciso ter cuidado com o traço. Imagem: Simples Assim.

Como rebocar teto é um processo que sofre com a gravidade,assim é preciso ter cuidado com o traço. Imagem: Simples Assim.

O traço mais utilizado para o reboco de interiores é o 1:4, ou seja, 1 medida de cimento ou cal, que é muito utilizada por profissionais para substituir o cimento nesse serviço, pois dá mais plasticidade à massa, e 4 de areia. A água deve ser adicionada aos poucos, buscando uma consistência maior para a massa, que deverá grudar no teto.

É muito importante que você também aplique o chapisco antes do reboco, para que a massa grude com maior facilidade.

Botando a mão na massa

Com o traço calculado e a mistura preparada, é hora de começar o trabalho. Para não ter problemas com quedas, instale um andaime onde você for trabalhar. Também é importante usar EPIs, como os óculos de proteção e o capacete, para evitar acidentes.

Os equipamentos de segurança são tão necessários quanto em outros processos da obra. Imagem: Casa do EPI.

Os equipamentos de segurança são tão necessários quanto em outros processos da obra. Imagem: Casa do EPI.

Posicione duas ripas laterais no teto e passe um fio com a espessura do reboco por elas, que normalmente é de 1,5cm a 2,0cm. Esse fio servirá como o seu nível. Enquanto você for fazendo o reboco, uma ótima maneira de controlar o nível é ir assentando pequenos pedaços de madeira, tijolo ou cerâmica no teto que fiquem quase encostados a essa linha.

Com o nível traçado, é hora de começar a rebocar! Quando o chapisco estiver bem seco – cerca de três dias depois da sua aplicação – o teto já está pronto para o reboco. Com a ajuda do andaime, posicione-se bem próximo da superfície e, com a colher, aplique a massa no teto.

Você irá precisar de uma desempenadeira para deixar a superfície lisa, então aqui vai nossa dica: aplique a massa com a colher de pedreiro primeiro e depois vá passando a desempenadeira para fazer o acabamento e retirar os excessos.

Outra dica importante é executar a cura (umedecer) o chapisco e o reboco, para maior resistência e evitar esfarelamento superficial.

Como rebocar teto é uma atividade simples que você consegue fazer a aplicação rapidamente, em algumas horas. Porém, uma coisa que sai caro é a pressa: use o tempo que for necessário, sem demorar demais, mas também ser ir muito rápido, prezando sempre pela qualidade do seu serviço. Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre essa técnica, não deixe de usar o espaço dos comentários para fazer a sua pergunta.