8 de junho - 2022  

Quantos sacos de cimento por metro quadrado?

Já parou para perguntar quantos sacos de cimento por metro quadrado se deve usar? Qual será a quantidade de cimento que deve ser comprada para rebocar toda uma parede?

A quantidade de cimento é sempre a mesma para rebocos internos e para rebocos externos? Qual o cálculo que devemos fazer para conseguir rebocar com a quantidade certa de material?

O reboco é parte fundamental em uma construção, seja ela grande, média ou pequena. Desde grandes prédios até pequenas casas residenciais, o reboco deve estar presente de alguma forma, visto que protege a construção de agentes externos e do clima, como chuva, vento, areia e outras coisas do tipo.

Dessa forma, é de suma importância que saibamos a quantidade correta de cimento que precisamos para nossa obra. Dizemos isso porque comprar material a mais pode significar um desperdício considerável de dinheiro, por mais que o cimento dure mais do que a massa pronta, por exemplo.

Aproveite e veja também:

Como rebocar o teto

O que é terraplanagem?

Traço de concreto: como calcular as misturas

Veja como construir um telhado duas águas

A massa pronta, logo após chegar em sua casa ou construção, costuma durar entre 48h e 72h, sendo que alguns profissionais ainda conhecem alguns “macetes” que fazem a mesma durar mais. O cimento, pelo contrário, possui uma duração de 3 meses após a sua data de fabricação, vide embalagem. Depois desse período, o cimento fica empedrado.

Por isso, neste conteúdo, separamos dicas importantes para que você compreenda quantos sacos de cimento por metro quadrado irá precisar para a sua construção.

Dessa forma, evita que sacos de cimento sejam comprados a mais, desperdiçando seu dinheiro, já que provavelmente os adicionais não serão utilizados, principalmente em construções residenciais. Leia conosco e saiba mais. Vamos lá!

Para que será usado o cimento?

Uma das primeiras coisas que você precisa saber antes de buscar a resposta para sua dúvida sobre quantos sacos de cimento por metro quadrado são utilizados, é sobre para que o cimento será usado. Um cimento pode ser usado de muitas formas, sendo mais comumente utilizado para revestir as partes interna e externa de uma casa.

O cimento, além de ser utilizado para reboco de partes externa e interna de uma residência, também está presente na composição da argamassa pronta, na composição do concreto, além de ser encontrado em versões como cimento cola, para a fixação de pisos e revestimentos de chão e paredes.

Portanto, o primeiro passo é compreender para que será usado o cimento que você deseja realizar o cálculo. Sabendo disso, podemos continuar nosso conteúdo.

Em suma, vamos ensinar a você sobre quantos sacos de cimento por metro quadrado são utilizados em uma construção para reboco, em dois tipos: interno e externo. Continue lendo conosco para saber mais!

Quais são as unidades de medidas utilizadas em uma construção?

 

Em segundo lugar, para chegarmos a um denominador final sobre quantos sacos de cimento por metro quadrado, precisamos entender um pouco melhor sobre as unidades de medida utilizadas em uma construção.

Mais especificamente, no caso do cimento, estamos falando do metro quadrado e metro cúbico, além de claro, litros.

São essas três medidas que entrarão na conta para descobrir a quantidade necessária de cada um dos materiais utilizados em um reboco, mais especificamente: cimento, areia e cal final. A areia será calculada em metro cúbico, esses que se transformarão em litros. Dessa forma, você chega ao cálculo do traço do reboco.

O que é o traço do reboco?

O traço do reboco é um cálculo de medida utilizado por praticamente qualquer pessoa que trabalhe com construção. Esse cálculo nos permite não somente saber quantos sacos de cimento por metro quadrado serão utilizados, como também a quantidade de areia e cal fina.

Vale ressaltar que se trata de um cálculo estimado, que na grande maioria das vezes está correto, mas mesmo assim podendo ocorrer erros, tanto pelo excesso de material quanto pela falta. De qualquer forma, o cálculo nos dá a ideia quase que exata, então se gastarmos a mais será um detalhe quase que imperceptível.

Quantos sacos de cimento por metro quadrado?

Esqueça conteúdos que prometem a você respostas certeiras de sacos de cimento por metro quadrado, justamente porque nunca será um valor exato.

Vários fatores influenciam no reboco: uma parede que já está rebocada com uma espessura muito grossa, que deverá ser continuada até o final, paredes irregulares etc., são alguns dos fatores que podem variar a quantidade de sacos de cimento, areia e cal fina utilizada.

Dessa forma, a recomendação mais certeira é realmente realizar o cálculo do traço do reboco, pois assim chegamos a um valor aproximado mais certeiro. De forma geral, existem duas formas específicas de realizar esse cálculo, as quais explicamos logo abaixo:

  • ➔ Cálculo realizado para rebocos internos: 1:2:6. Quer dizer que para paredes internas, a medida consiste em 1 saco de cimento com 60 mL de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18 L de areia.
  • ➔ Cálculo realizado para rebocos externos: 1:2:4. Quer dizer que para paredes externas, a medida consiste em 1 saco de cimento com 60 mL de aditivo, 2 sacos de cal fina e 4 latas de 18 L de areia.

Em geral, a medida de traço de reboco é responsável pelo reboco de cerca de 0,15 m³. Então, isso significa que precisamos saber a metragem cúbica da parede que será rebocada.

Para isso, é necessário ter em mãos as seguintes informações: altura x largura x espessura do reboco, sempre em torno de 2 cm. Veja um exemplo de uma parede com 8 metros quadrados:

  • ➔ 4 metros de altura x 2 metros de largura x 2 cm de profundidade do reboco realizado: 4 x 2 x 0,02 = 0,16 m³.

O que isso significa? Que a sua parede precisa de pouco mais de um traço de reboco para ser finalizada. Portanto, com um traço de reboco, você terá utilizado apenas 1 saco de cimento em sua construção.

Massa pronta: vale a pena?

Além do reboco com saco de cimento Montes Claros, você tem a opção de comprar a massa pronta, a conhecida “argamassa para reboco”. Ela pode ser encontrada em meio metro ou um metro cúbico completo. Vale a pena se você tem muita área para rebocar.

Um exemplo é o caso do redator que vos escreve: recentemente, em minha residência, foram rebocados exatos 80 metros quadrados de parede com espessura fina e apenas 1 metro cúbico de massa pronta. Até a próxima!