3 de agosto - 2018  

Pia de cozinha: granito ou mármore, qual usar? E o granilite?

Na hora de decorar, é importante estar atento não só à beleza dos materiais, mas também às suas especificações técnicas e recomendações de melhores usos e posicionamentos. E quando o assunto é a praticidade, qual revestimento escolher para a  pia de cozinha: granito ou mármore?

 

A pia da cozinha precisa atender aos quesitos beleza e funcionalidade. Imagem: Wood Save.

Quando é a hora de escolher a pia da cozinha, esses dois materiais apresentam diferenças bem importantes de se notar para conservar a durabilidade do seu balcão, já que essa área é muito utilizada para o preparo e o manuseio de alimentos e mantém grande contato com líquidos.

Você sofre com essa dúvida? Não sabe como escolher o material correto para a pia da cozinha: granito ou mármore? Não tem problema, você veio ao blog certo! Continue a leitura para saber qual dos dois é o mais recomendado.

Apelo estético X funcionalidade

No design de interiores, na arquitetura e na engenharia civil, existe uma observação sempre muito importante a se fazer na hora de construir, reformar ou decorar um ambiente: a beleza de uma estrutura versus a sua funcionalidade.

Além do apelo estético, é preciso levar em consideração a funcionalidade.

Isso é o que define, no fim das contas, qual é o melhor material para a pia da cozinha: granito ou mármore. A beleza sem funcionalidade nunca é um bom negócio.

Na pia da cozinha, granito ou mármore possuem suas recomendações específicas bem balanceadas, sendo que os dois materiais tem um bom apelo estético, mas somente um deles é mais recomendado para essa área.

Está curioso? Já iremos dar nosso veredito, mas, antes, que tal falarmos sobre as propriedades de cada um desses materiais?

O granito

O granito é uma rocha mais dura, sendo que na escala que mede a dureza dos minerais – as unidades chamadas Mohs – ele é tido como um dos materiais mais resistentes para se usar em soluções domésticas, como na bancada da pia da cozinha.

Normalmente, o granito é usado como piso em locais com amplo tráfego, como estações e saguões, e também pode ornar paredes, bancos e mesas. O limite para o uso do granito é a criatividade e, claro, sua estética de acordo com o estilo de design de interiores.

Para a decoração, porém, o granito perde um pouco para outros materiais. Assim como na pia de cozinha, granito ou mármore possuem funções distintas, e isso se evidencia na variação estética que os dois minerais apresentam. Mas falando em mármore

O mármore

O mármore é um mineral mais “mole” que o granito, isto é, apresenta um índice de dureza Mohs mais baixo, além de uma porosidade muito maior. Essa baixa resistência aliada à beleza do mármore em todas as suas variações visuais o torna extremamente valioso para obras de arte e detalhes na decoração.

Mas o que isso significa? É simples: por ter menor dureza que o granito, o mármore se deforma com mais facilidade, sendo indicado para as áreas nas quais não haja constante manipulação.

Além disso, o mármore mancha com facilidade na presença de materiais ácidos, como o limão, o vinagre, a laranja e produtos de limpeza. Ele também absorve a gordura com muita facilidade.

E o granilite?

Se está difícil escolher o material da sua pia de cozinha, você pode ter uma terceira opção: o granilite!

Na hora de escolher a pia de cozinha, granito ou mármore, considere também o granilite. Imagem: ipinimig.

Unindo vários minerais granulados, entre eles o granito, o quartzo e o calcário em uma mistura de concreto branco e areia, é possível criar resultados belíssimos com o granilite e aproveitar toda a dureza do concreto.

Além disso, com um envernizamento bem feito, a estrutura torna-se impermeável e brilhante, contribuindo tanto para a beleza quanto para a funcionalidade.

Pia de cozinha: granito ou mármore?

Você já deve ter entendido a resposta para essa pergunta, não é? Na hora de comprar a pia da cozinha, é importante que você leve as questões de funcionalidade acima da estética, pois essa é uma área muito utilizada por todos na casa.

Então na pia de cozinha: granito ou mármore, qual usar? O ideal é usar o granito.

O granito é mais resistente e menos poroso. Imagem: Futurehorizons.

O mármore, como colocamos, funciona melhor como decoração, estando presente em paredes isoladas, peças pequenas como vasos de plantas e obras de arte, como esculturas, molduras, lareiras etc.

O mármore se deforma facilmente, o que estragaria o material, e sua porosidade em contato com a água o faria perder a cor e apresentar manchas se usado na pia da cozinha.

Se você ainda não está satisfeito com o granito na sua pia de cozinha, é possível usar o granilite, que por ter a base de concreto branco e ser envernizado, não se deforma e não absorve água, ao mesmo tempo em que é uma ótima adição estética para a sua cozinha.

Então, para fixar: pia de cozinha: granito ou mármore? Granito ou granilite, com toda a certeza!

Gostou desse artigo? Aproveite para conferir nossa página no Facebook e Instagram, com muitas dicas de decoração e construção para você!