2 de outubro - 2017  

Como fazer pedras decorativas de concreto para o seu jardim

Pedras decorativas estão presentes em vários jardins sofisticados. Elas trazem o toque natural à estrutura, garantindo grandes resultados para o seu paisagismo, seja ele de um estilo mais rústico ou super moderno.

Porém, em alguns casos pode ser difícil encontrar pedras decorativas a um preço acessível, ou, dependendo da região em que você mora, até mesmo encontrá-las em algum lugar pode ser uma tarefa complicada. É possível que você tenha que arcar com os custos de encomendas e contratar serviços de profissionais para o transporte e a instalação.

Mas isso tudo pode ser resolvido com as pedras decorativas de concreto! Neste artigo, trazemos um passo a passo simples e seguro para criar suas próprias pedras decorativas. Vamos lá?

Passo 1 – A mistura

Antes de tudo, você irá precisar de um saco de cimento, um balde com água e uma superfície para realizar a mistura. Não se esqueça de colocar as luvas para proteção, já que o cimento pode ser prejudicial para a pele. Você não precisará de areia nem brita, já que esses ingredientes são necessários apenas para fazer traços de concreto utilizados na construção de casas.

A quantidade de cimento e água varia de acordo com a quantidade de pedras decorativas que você pretende criar.

Jogue o cimento no chão e vá adicionando água enquanto mexe com uma colher de pedreiro, se atentando sempre para a sua consistência, que deve ser a de uma massa mais firme.

Passo 2 – Dando forma para as pedras decorativas

Essa parte é bem simples, mas é necessário lembrar de usar sempre os equipamentos de proteção individual, como óculos e luva, pois ela deixa um pouco de sujeira, o que pode ser prejudicial para a pele e olhos.

A modelagem das pedras decorativas pode ser feita de duas maneiras, com um molde ou com as mãos:

O molde requer uma caixa pequena e uma pedra real: deposite a pedra e aplique espuma de poliuretano por toda a extensão da caixa, espere a secagem e retire a pedra. A partir daí, você só precisará acrescentar a massa no molde e retirá-la para a secagem. O maior problema desse método é que suas pedras decorativas serão todas iguais.

Uma alternativa mais simples e acessível para moldes são as vasilhas ou garrafas de plástico. Unte o recipiente com óleo, para que seja possível retirar a pedra depois de seca, e então despeje o concreto dentro até a altura desejada. Essa opção é uma boa saída para quem pretende criar pedras geométricas para o jardim.

Se você busca por pedras decorativas de formatos diferentes, a melhor opção é à modelagem a mão. Imagem: Pinterest

Para modelar pedras decorativas com as mãos, pegue a massa e modele-a de acordo com a forma escolhida. Se está procurando pedras retas, a melhor saída é utilizar ferramentas como a colher de pedreiro para fazer as quinas, já as redondas só precisam da modelagem com as mãos.

Você também pode definir a textura das suas pedras decorativas: se quiser que elas fiquem mais lisas, use as mãos ou uma colher de pedreiro para alisá-las e corrigir imperfeições. Se está procurando por um visual mais rústico, você pode usar a mesma colher para criar texturas ou simplesmente não remover as imperfeições da massa.

Se pretende deixar as pedras decorativas mais rústicas, não alise tanto a superfície com a colher de pedreiro. Imagem: Pixabay.

Mas se você quiser ir além na naturalidade e criar pedras decorativas de concreto com visuais diferentes, siga o nosso próximo passo:

3 – Decorando as pedras

Agora que já modelou suas pedras decorativas, você pode acrescentar alguns outros materiais para fazer com que elas tenham um estilo único.

Utilize vidro, pequenos galhos, folhas secas e matéria mineral como o cascalho. Também é possível decorar com pedaços de piso e azulejos quebrados, a regra é usar a criatividade. Jogue tudo na sua pedra modelada antes de deixá-la para secar, criando uma “crosta” ao seu redor.

Acrescente elementos de sua escolha na pedra antes da secagem. Imagem: Backwoods Mama.

Muito cuidado com o vidro e com os materiais pontiagudos: eles deves ser completamente encaixados na pedra, não deixando nenhuma ponta aparente que possa cortar quem se encostar nas pedras decorativas.

O tamanho do cascalho e dos cacos de vidro está inteiramente ligado ao efeito que você quer dar para a pedra, então sinta-se livre para inventar. Você também pode acrescentar terra vermelha na mistura para dar cor, ou até mesmo pequenas quantidades de tinta.

Tudo pronto? Você já está quase terminando! Confira o último passo:

4 – Secagem

Tudo o que você precisa fazer agora é deixar as pedras decorativas secando por uma noite em um ambiente seco e instalá-las no seu jardim.

No dia seguinte, veja se a secagem está completa – o tempo pode variar de acordo com a umidade da sua região – e verifique se as suas pedras decorativas estão firmes e sólidas. Elas não podem se quebrar facilmente, já que isso pode causar acidentes e perda da beleza visual do seu jardim.

Tenha certeza de que as pedras decorativas estão completamente secas antes de instalá-las. Imagem: Gmaillogina.

Se elas já estiverem prontas e firmes, você só precisa instalá-las no seu jardim. Se forem muitas ou grandes demais, utilize uma carriola para o transporte. Uma boa dica é colocar algumas pedras juntas com outras e adicionar folhagens ao seu redor, para que elas se misturem harmonicamente com o resto do ambiente.

Tudo isso feito, você só precisa desfrutar do visual natural que as pedras decorativas de concreto criam para o seu jardim!

Quer ver mais dicas de decoração para sua casa e jardim? Confira nosso blog e nossa página no Facebook!