10 de janeiro - 2018  

O que é Mezanino? Confira 5 dicas para construir o seu!

Você sabe o que é mezanino? Mesmo que você não saiba exatamente o que é, qual o seu conceito segundo a engenharia civil, com certeza você já deve ter encontrado vários por aí.

Às vezes ele é tão bem construído e funciona de forma que pode ficar até difícil saber se o que você está vendo realmente é um mezanino ou se é uma varanda suspensa ou plataforma. Se você está pensando em construir ou reformar sua casa e pensa nessa estrutura, veio ao lugar certo!

O mezanino pode ser aproveitado em qualquer cômodo da casa, aumentando o espaço e a elegância. Imagem: Greydeco.

Nesse post você vai aprender o que é mezanino, quais os elementos que o constituem e ainda conhecer 5 modelos de sucesso para a sua construção. Continue a leitura para saber mais!

O que é mezanino?

É fácil entender o que é mezanino e como ele é construído. Essa estrutura é basicamente um andar intermediário entre o térreo e o andar superior da construção, caso exista. Se a casa for de apenas um andar, o mezanino então é o que fica entre o chão e o teto, mas sem formar um andar paralelo na construção.

O mezanino pode ser construído tanto em casas com apenas um andar quanto com mais. Imagem: Imagicasa.

Mezanino vem do italiano mezzanino, que por sua vez vem da palavra mezzo, que significa meio. Essa estrutura pode ser acessada através de uma escada, e é construída de forma simples, usando muitas vezes placas de madeira, vigas de aço e muita criatividade.

No entanto, para ter certeza de que seu mezanino é seguro, recomendamos que uma estrutura de concreto seja adicionada para a sustentação. Essa estrutura de concreto pode ser uma coluna, uma parede adicional ou mesmo a plataforma com a qual o mezanino é construído. Dessa forma você não enfrenta problemas futuros com a instabilidade da estrutura.

Normalmente é muito utilizado em casas com o pé direito alto, o que deixa bastante espaço de sobra para a sua instalação, e é muito popular em lofts (espaços geralmente altos e sem repartições), que se utilizam do mezanino para criar novas áreas, já que contam com muito espaço na vertical, mas pouco na horizontal.

Então, agora que você já sabe o que é mezanino, continue a leitura para conhecer algumas dicas de utilização e aproveite ao máximo essa estrutura para inovar em sua construção!

1 – Ambientes pequenos

As vezes é complicado guardar tudo o que precisamos nos apartamentos cada vez menores. Se no Brasil essa tendência de diminuição dos espaços e casas está começando a ficar mais evidente, em grandes metrópoles internacionais ela já é uma realidade há muito mais tempo.

O Mezanino é muito utilizado para aumentar o espaço em ambientes pequenos. Imagem: Umbrinco.

Os lofts de Nova York são um grande exemplo. Construídos com o pé direito duplo mas sem muitos cômodos (às vezes vêm apenas com três), a construção do mezanino é quase uma regra. Assim, é possível criar outro ambiente, que pode ser uma sala de jantar, sala de TV ou até mesmo o quarto.

2 – Áreas comerciais

O mezanino é muito popular em espaços comerciais reduzidos, que contam com um amplo local para o salão mas pouco para o armazenamento de produtos e outras questões operacionais.

O mezanino pode ser utilizado em áreas comerciais, aumentando o espaço para estoque. Imagem: Europe Racking.

O mezanino resolve esse problema com grande facilidade, pois cria uma nova área que muitas vezes pode se estender por todo o cômodo, quase como um segundo andar. Essa solução também é muito popular em shoppings centers, onde o pé direito sempre é mais alto do que nas construções comuns.

3 – Corredor de acesso

O mezanino também pode funcionar como um corredor de acesso entre vários ambientes da casa. Essa é uma solução prática e muito elegante para se aproveitar do pé direito alto, criando um espaço a mais na residência sem muito esforço.

O mezanino também pode funcionar como um corredor de acesso. Imagem: Viva Decora.

4 – Sótão

Uma das aplicações mais populares do mezanino no ambiente residencial funciona de forma parecida a área de armazenamento das áreas comerciais.

O mezanino usado como sótão normalmente é fechado e é uma área que pode ser usada para guardar tudo o que você não deixa a mostra em casa, mas também não pode se desfazer.

Além de usar o sótão para guardar coisas, um mezanino bem aproveitado pode significar novas e incríveis possibilidades, como a criação de um ambiente completamente útil mais próximo do telhado, como é o caso de um escritório ou sala de estar.

O mezanino como sótão pode ser usado tanto para guardar móveis e objetos quanto como um novo ambiente da casa. Imagem: Essência Móveis de Design.

5 – No quarto

O mezanino é uma boa opção para aumentar o espaço do quarto. Imagem: UOL Estilo.

O mezanino aplicado no quarto também é uma ótima saída. Assim, seu espaço nesse ambiente quase dobra de tamanho, sendo possível utilizá-lo como closet, home office ou até um espaço para meditação e leitura, ou pode simplesmente delimitar o espaço do cômodo, dividindo o quarto dos demais ambientes.

Além de servir como quarto, o mezanino também pode ser usado como espaço de leitura e meditação. Imagem: Pinterest.

Gostou desse artigo? Esperamos que sim! Conte com nosso blog para mais dicas de construção e decoração para sua casa!