20 de dezembro - 2017  

Aprenda a fazer muro de contenção com blocos de concreto

Um muro de contenção é uma estrutura essencial em obras com terreno irregular. Ele é o responsável por conter a terra que fica ao lado do espaço da construção, impedindo deslizamentos e invasões que podem resultar em acidentes graves, além de prejuízos ao patrimônio e à saúde dos moradores.

Apesar de os muros de contenção não seguirem um padrão, variando de terreno para terreno, neste artigo explicamos a sua importância e damos dicas de como construir um muro de contenção seguro e que segue as recomendações da engenharia civil.

Continue a leitura para descobrir como construir um muro de contenção e deixar sua obra mais segura!

Qual a importância do muro de contenção?

O muro de contenção (ou muro de arrimo) é uma estrutura utilizada em terrenos irregulares, onde normalmente há uma necessidade de nivelar o terreno em que a obra será realizada.

 

Aprenda a fazer muro de contenção com blocos de concreto

O muro de contenção ajuda a proteger a área planificada. Imagem: Wikipedia.

Quando o processo de nivelamento do terreno é realizado, a terra sofre a ação da gravidade e pode deslizar para o local que ocupava anteriormente, principalmente em períodos de grande incidência de chuvas.

Para conter a força da terra e impedi-la de entrar no lote, um muro de contenção, geralmente de blocos de concreto, tijolos ou pedras é erguido, o que contribui imensamente para a segurança dos trabalhadores e dos moradores, além de reduzir a possibilidade de danos estruturais à construção.

O muro de contenção também é utilizado em casos onde ocorrem cortes no terreno pelo mesmo motivo: segurar a terra e impedir que ocorram deslizamentos e prejuízos.

Sem um muro de contenção, a casa ou o prédio em terreno irregular e todos os que moram neles estão sob sérios riscos.

Como construir um muro de contenção?

Um dos materiais mais usados na construção de muros de contenção para construções como casas e apartamentos é o bloco de concreto.

Os pilares de sustentação ajudam a manter o muro de contenção firme. Imagem: New Structure.

Por ser mais simples de se trabalhar e mais seguro do que outras soluções, como a alvenaria, pedras em arame e pneus, os blocos de concreto são a melhor escolha para construir o seu muro de contenção.

No próximo tópico você encontrará as práticas mais recomendadas para a construção de um muro de contenção, tendo como principal preocupação a segurança. Continue a leitura para saber mais!

Estudo do terreno

A altura do muro de contenção vai depender da sua finalidade e das forças que atuam sobre ele.

Uma análise prévia do terreno em que o muro está sendo construído deve ser feita antes mesmo da realização dos cálculos do projeto pelo profissional responsável. Isso garante que o muro irá se manter firme em qualquer caso.

Fundação

A fundação do muro de contenção também é um passo de grande importância, já que ela é uma das grandes responsáveis pela sua capacidade de resistir ao peso da terra e da água da chuva. Ela deve ser calculada pelo profissional responsável pela obra, já que ela depende da inclinação do terreno, da altura do muro e dos materiais utilizados.

Pilares

Dependendo das cargas que o muro irá receber, é necessária a instalação de pilares de sustentação para que ele se mantenha firme e não desabe com a pressão da terra.

Os pilares de sustentação ajudam a manter o muro de contenção firme. Imagem: New Structure.

Esses pilares são feitos com concreto armado segundo cálculos precisos que variam de acordo com as dimensões do muro de contenção.

Tome bastante cuidado: sem esses pilares de sustentação ou sem os cálculos necessários para construí-los com segurança, todo o seu investimento e trabalho na construção do muro de contenção pode ir por água abaixo na primeira chuva.

Drenagem

A drenagem é uma solução usada em todos os muros de contenção que não absorvem bem a água, e serve para reduzir a pressão da mesma sobre a sua estrutura.

Quando chove, a água que não escoa, devido ao muro de contenção, se acumula na terra que ele segura, e exerce ainda mais pressão sobre ele, o que pode gerar rachaduras e até ocasionar na queda do muro.

Por isso, converse com o profissional responsável pela obra sobre a necessidade de instalar um sistema de drenagem. Esse investimento é de extrema importância e pode ser o fator definitivo para a segurança do seu muro de contenção.

Com esses passos, você já está pronto para começar a construção do seu muro de contenção! Mas tome bastante cuidado, essa é uma parte muito sensível da obra e deve ser executada perfeitamente, com profissionais capacitados e com o melhor concreto possível.