30 de Maio - 2018  

Como instalar cerca com mourão de concreto

Na hora de construir, uma das dúvidas importantes é em relação aos métodos para cercar o terreno, garantindo segurança à obra e também mais tranquilidade para o trabalho. O cercado com mourão de concreto é uma das escolhas favoritas. É uma opção mais ecológica do que as madeiras tradicionais para cercas, além de ser uma estrutura prática e com a qual pode-se cercar praticamente qualquer espaço, como sítios, chácaras, jardins, canis e outros, independente da inclinação do terreno.

Quer saber mais sobre o mourão de concreto? Então continue a leitura!

O que é e quais as vantagens do mourão de concreto?

Como dissemos na introdução, o mourão de concreto é um conjunto de peças pré-moldadas que são usadas como estacas na construção de cercas para diferentes finalidades e em vários tipos de terrenos.

O mourão de concreto apresenta algumas vantagens importantes quando comparado aos cercados tradicionais feitos com madeira, como:

  • custos reduzidos, sendo muito interessante para grandes áreas;
  • resistência ao clima;
  • maior durabilidade;
  • pode ser usado em qualquer tipo de terreno;
  • não necessita de ferramentas especiais para ser instalado;
  • pode ser reaproveitado em outros terrenos ou obras;
  • é resistente a fungos e a incêndios;
  • permite a padronização das dimensões, melhorando o aspecto final do seu cercado;
  • é uma opção ecologicamente correta, já que não depende da derrubada de árvores para a produção de cercas.

 

Quais são os tipos de mourão de concreto?

É importante conhecer o seu terreno e a sua necessidade de cercamento antes de fazer a compra do mourão de concreto, isso porque existem diferentes tipos deste material e você precisará definir a quantidade e o modelo de cada um que necessitará na sua obra.

Os tipos mais comuns de mourão de concreto são:

Mourão de concreto curvo

O mourão de concreto curvo oferece maior segurança ao terreno. Imagem: NBC 5.

 

É usado quando é necessário oferecer mais segurança ao terreno, como no caso das áreas industriais. Isso porque, na parte curva do mourão de concreto, são instalados três fios de arame farpado ou concertina, ampliando a segurança ao dificultar o acesso.

Vale ressaltar que, ao optar por esse modelo, a curvatura do mourão de concreto deverá ficar sempre voltada para dentro do terreno.

 

Mourão de concreto reto

O mourão de concreto reto tem um custo mais acessível. Imagem: Depositphotos.

É o modelo mais usado na maioria dos terrenos, principalmente em grandes áreas, por ter um custo mais acessível e também uma aplicação mais simples que os demais tipos.

Mourão de concreto esticador

O mourão de concreto esticador tem espaços laterais para o encaixe de escoras. Imagem: Mercado Livre.

Esse tipo de mourão de concreto geralmente é usado a cada 9 mourões (retos ou curvos). É um mourão mais reforçado e com espaços laterais para o encaixe das escoras.

Os esticadores são muito importantes porque ajudam a travar o alambrado ou a cerca, evitando a perda da verticalidade quando a tela for esticada.

Como instalar o mourão de concreto?

O primeiro passo é começar fazendo um cálculo da quantidade correta que você irá precisar (e também optar pelo tipo mais adequado às características do seu terreno). Vale lembrar que esse processo deve ser feito por um profissional da sua confiança.

Lembre-se que, em geral, a distância ideal entre um mourão de concreto e outro é de 2,5 metros e é preciso que eles fiquem enterrados em uma profundidade de cerca de 50 centímetros. A cada nove mourões, você ainda é indicado incluir o esticador.

Após fazer o cálculo correto da quantidade de mourões, é hora de começar a marcar o terreno com uma linha de pedreiro em toda a direção onde a cerca será colocada. Vale ressaltar que esse passo apenas deve ser feito após a limpeza do terreno, retirando pedras e matos que podem atrapalhar o serviço.

Na sequência, siga os passos para a execução de um cercado com tela:

  1. alinhe e delimite onde cada mourão de concreto será instalado, sempre resguardando a distância de 2,5m que falamos acima;
  2. use uma cavadeira para fazer buracos com, no mínimo, 50 centímetros de profundidade;
  3. coloque os mourões nos buracos e vá conferindo a profundidade e o prumo, evitando que fique desnivelado ou desalinhado;
  4. coloque o concreto e apoie o mourão até que ele fique bem firme e o concreto atinja resistência;
  5. mais ou menos a cada 25 centímetros de cercado, e também nos cantos, use dois mourões deitados em forma de escora;
  6. estique o arame tensor com as catracas;
  7. vá desenrolando a tela no chão, em seguida, levante a tela e a posicione junto aos mourões;
  8. use um esticador para encaixar a malha da tela e puxar, garantindo que ela fique bem esticada e firme. Lembre-se que é importante evitar folgas na malha;
  9. quando a tela estiver instalada, comece a preparar a mureta de concreto, para isso use pinus ou chapas de ferro;
  10. concrete a mureta e coloque calços nas beiradas. Somente quando o concreto estiver firme e seco você deverá desenformar, retirando as chapas;
  11. se você optou pelo mourão de concreto curvo, com a mureta já pronta, comece a esticar o arame farpado, na mesma curvatura do mourão. O mais usado é o arame de 3 fios.

Pronto. Seguindo esses passos, o seu cercado de mourão de concreto estará finalizado. Viu só como é simples?

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para curtir nossa página no Facebook  e Instagram, e receba outras dicas interessantes como essa!