22 de janeiro - 2018  

Impermeabilização de laje: saiba como evitar problemas estruturais

A impermeabilização de laje é um passo fundamental na hora de construir uma nova estrutura, principalmente para evitar que transtornos futuros como infiltrações e goteiras aconteçam, o que pode deixar a casa ou o prédio em uma situação de risco.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais vantagens que a impermeabilização de laje oferece e damos dicas para realizá-la com eficiência e segurança na sua obra. Continue a leitura para saber mais!

Por que a impermeabilização de laje é importante?

O esforço de impermeabilização de laje é tão importante quanto a construção da mesma, pois se ele não for feito, todo o trabalho e os investimentos aplicados na construção estão sob sério risco de não apresentarem os resultados esperados.

A falta de impermeabilização de laje pode causar problemas como a infiltração. Imagem: Dr. Faz Tudo.

Os transtornos que uma estrutura sem o cuidado de ter uma laje impermeabilizada são vários, indo desde o conforto térmico até riscos para a segurança da construção.

Confira alguns problemas comuns que a falta de impermeabilização de laje pode causar.

Infiltrações

Quando a impermeabilização de laje não é feita, um inimigo silencioso ataca: a infiltração.

As infiltrações levam ao surgimento de mofo e fungos na laje, que são responsáveis por problemas de saúde e até desvalorização do imóvel.

Problemas elétricos  

Se a impermeabilização de laje não é realizada em uma nova estrutura, a instalação elétrica pode ficar seriamente comprometida.

Isso porque o acúmulo de umidade na laje interfere nos circuitos elétricos e leva à oxidação dos fios, podendo ocasionar blecautes e até perigosos curtos circuitos.

Oxidação da armadura

Com o contato com a água e a umidade em uma estrutura sem a impermeabilização de laje adequada, a armadura começa a oxidar, o que gera seríssimos problemas estruturais.

Sem a força que a armadura de aço oferece à laje, toda a estrutura fica comprometida, podendo, em último caso, desabar completamente.

Como fazer a impermeabilização de laje?

Para fazer uma impermeabilização de laje corretamente, você precisa saber se sua laje possui um grande tráfego de pessoas ou não.

Lajes com grande tráfego

Para lajes com grande tráfego, a manta asfáltica é a melhor opção de impermeabilização de laje. Imagem: Antikor.

A impermeabilização de laje também afeta diretamente no isolamento acústico de toda a construção, além de proporcionar, quando feita corretamente, isolamento térmico.

Mas se a laje for um local de grande tráfego, como um estacionamento suspenso ou uma área de lazer para as famílias, a aplicação de uma manta asfáltica é a mais recomendada. Isso porque a impermeabilização de laje deve ser resistente ao tempo, já que não vale a pena aplicá-la para refazer todo o processo novamente no futuro. A manta asfáltica é mais resistente às tensões de um tráfego intenso.

Lajes sem tráfego

Para lajes com grande tráfego, a manta asfáltica é a melhor opção de impermeabilização de laje. Imagem: Antikor..

A impermeabilização de laje em que não há tráfego de pessoas ou carros deve ser feita de uma forma diferente: utilizando-se de produtos mais claros.

O uso da manta asfáltica é contra indicado nessas situações, pois por ser preta, ela contribui para uma absorção muito maior dos raios solares, criando um verdadeiro efeito estufa dentro da estrutura. A impermeabilização de laje sem tráfego deve ser clara para refletir os raios solares.

Fazendo a aplicação

Antes de tudo, você irá precisar de alguns materiais:

  • Rodo ou vassourão para a aplicação dos produtos.
  • Primer para a adequação da laje.
  • Impermeabilizante da sua escolha, branco ou asfáltico.
  • Manta de poliéster exclusiva para impermeabilizantes.

É muito importante ressaltar que a laje deve estar completamente limpa, sem fuligem ou outros materiais que podem atrapalhar a impermeabilização. Portanto, varra tudo com um vassourão de aço.

Depois desse primeiro passo, aplique o primer da sua escolha na superfície, deixando um rodapé de 25cm, e deixe secar por mínimo doze horas. Feito isso, é hora de aplicar a primeira demão do impermeabilizante.

Aplique com o rodo ou com o vassourão, deixando 20cm de rodapé e descendo cerca de 5cm pelos ralos. Depois, coloque a manta de poliéster e deixe secar por cerca de 12 horas.

O próximo passo é aplicar a segunda demão de impermeabilizante, por cima da manta de poliéster, cuidando para que toda a estrutura receba de forma uniforme o produto. Como o piso pintado fica escorregadio, tome cuidado e procure por espaços sem cobertura antes de terminar.

Para terminar a impermeabilização de laje, aplique a finalização, que pode ser de placas de cerâmica, uma camada de concreto ou a solução da sua preferência. Lembre-se que impermeabilizante não pode ficar exposto aos elementos naturais (sol, chuva, detritos, etc.) e que o procedimento deve ser feito por um profissional capacitado.

Gostou desse guia prático de impermeabilização de laje? Venha conhecer também nossa página no Facebook! Temos muito mais informações como essas esperando por você!