10 de agosto - 2017  

O que são as formas para concreto?

Na hora de concretar, você precisa de alguns materiais essenciais: cimento de qualidade, é claro, água, saber qual é o traço de concreto a ser utilizado e por aí vai. Mas existe uma outra etapa que é essencial para qualquer trabalho de concretagem: fazer as formas para concreto do jeito certo.

As formas para concreto são os moldes de toda a estrutura da obra, e sem elas é impossível fazer lajes, paredes de concreto, colunas ou pilares para a sustentação.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para te dar dicas na confecção das formas para concreto, onde elas são melhores aproveitadas e quais os tipos existentes. Ficou curioso? Continue lendo para saber mais!

Onde usar as formas para concreto?

As formas para concreto são necessárias para toda estrutura que se utilize amplamente de concreto na sua construção. É difícil especificar todos os casos de seus usos, pois cada obra tem necessidades diferentes na construção. Mas ainda assim, existem alguns casos em que as formas para concreto devem necessariamente ser usadas.

É necessário moldar o concreto, que é volátil, quase líquido, e o único jeito de se fazer isso é com as formas para concreto. Listamos as suas principais funções abaixo:

  • Garantir uma estrutura uniforme na obra: Com as formas para concreto, você garante que o  formato da estrutura esteja perfeito. É com elas que se consegue as formas e dimensões que precisa.
  • Segurança do concreto fresco: As formas para concreto deixam o concreto recém aplicado seguro de variações climáticas, choques e tudo o que possa comprometer sua forma.
  • Colocar outros elementos na peça: Para construir furos de passagem, colocar a armadura e os elementos da instalação elétrica e hidráulica, só mesmo se você utilizar as formas para concreto.
  • Não deixar nada escapar: As formas para concreto seguram a massa, não deixando que escape, nem a água.

Quais formas de concreto eu devo usar?

Não tem muito segredo. Na maioria das vezes, a forma de concreto que você irá utilizar é a de madeira. Isso porque em uma obra de pequeno a médio porte as formas para concreto serão feitas somente uma vez para cada estrutura, e são mais baratas de se fazer.

As formas de madeira são indicadas para obras de pequeno e médio porte.
Imagem: ArqBox

Porém, algumas estruturas são mais sensíveis e precisam de um pouco mais de cuidado na sua execução, e algumas formas geométricas são complexas demais para que sejam usadas as formas de madeira. Separamos aqui as principais formas para concreto utilizadas em obras para você escolher a que mais se encaixa para o que você precisa.

Formas de madeira

São as mais simples, facilmente construídas por carpinteiros e até pelos pedreiros da obra. Normalmente utilizadas em obras pequenas ou médias, onde a concretagem ocorre apenas algumas vezes.

A madeira utilizada para a confecção das formas é a pinus, que pode ser encontrada em 3 qualidades. As de qualidade 1 e 2 são as mais recomendadas, pois podem ser reutilizadas algumas vezes. A de qualidade 3 provavelmente irá se quebrar na primeira vez que for retirada.

Formas de aço

As formas de concreto feitas de aço são as mais resistentes, podem ser utilizadas muitas vezes e são muito recomendadas para trabalhos de concretagem que exigem muita precisão.

As formas de aço são mais resistentes e vão trazer precisão à obra. Imagem: ECCivil

Porém, essas formas de concreto são muito caras, e são mais usadas em casos onde a reutilização será intensa, como na fabricação de pré-moldados.

Formas de papelão

Normalmente usadas para a concretagem de estruturas circulares, as formas de concreto feitas de papelão são muito flexíveis, necessitando apenas de estruturas de posicionamento e prumo.

As formas de papelão são indicadas apenas para casos específicos nas obras. Imagem: UFJF

Elas são descartáveis, pois se desfazem no desmolde. Mas, ainda sim, são boas opções, pois seguram bem o concreto e são muito baratas.

As formas para concreto feitas de papelão seguram bem o concreto e são mais baratas. Imagem: Homedepot

Formas de alumínio

As formas de concreto feitas com alumínio são usadas quase no mesmo contexto que as de aço, mas têm preço mais baixo. São bastante utilizadas na construção de edifícios e de conjuntos habitacionais, que precisam ficar prontos rápido.

Normalmente, todas as formas de concreto de alumínio são montadas de uma vez nessas estruturas, deixando apenas os vãos para portas e janelas, e depois o concreto é despejado.

Normalmente, as formas de alumínio são montadas todas de uma vez na obra. Imagem: Flickr

É importante que você escolha as formas de concreto certas para a sua obra, do contrário pode acabar gastando mais do que o esperado ou obtendo resultados indesejáveis na concretagem. Por isso, pesquise bem.

Gostou desse post? Temos muito mais dicas de construção, arquitetura e uso de concreto no nosso blog! Venha conferir!