17 de agosto - 2018  

Saiba como fazer enfeites para jardim usando cimento

O cimento é um material versátil que estamos acostumados a ver nas mais diversas formas: seja como base para a estrutura das construções, ou na decoração, presente nos revestimentos e até mesmo nos móveis. E a grande tendência do momento é o DIY, o faça você mesmo, e sabe o que combina perfeitamente com o cimento? Enfeites para jardim!

enfeites para jardim de cimento

Vasos de concreto podem ser usados como lindos enfeites para jardim. Imagem: Really Well Made.

Você pode fazer seus enfeites para jardim usando moldes e objetos que tem em casa, como garrafas e formas de cozinha. Caso queira, você também pode comprar moldes com formatos variados.

Quer descobrir como fazer você mesmo lindos enfeites para jardim usando cimento? Então não perca tempo e continue a leitura do nosso post!

Enfeites para jardim com formas de cupcake

Nesse caso, tudo o que você precisará é da massa (feita com água, concreto e areia), de uma forma para cupcakes, óleo de cozinha e toda a sua criatividade.

enfeites para jardim com cimento são lindos

Atente-se à forma utilizada, seus detalhes ficarão gravados nos enfeites para jardim. Imagem: Toftiaxa.

Antes de tudo, escolha a forma que mais lhe agrada pois os enfeites para jardim terão suas características. Depois disso, você precisa fazer a massa de acordo com as recomendações contidas no próprio saco de cimento. Não é necessário usar pedras, apenas uma mistura de duas partes de areia para uma de cimento e um pouco de água já é o suficiente.

Com a massa pronta, é hora de untar as formas com óleo de cozinha, processo que garante um desmolde mais fácil. Uma dica: se você tiver óleo usado na sua casa, use-o! Assim, você ajuda o meio ambiente e não gasta seu óleo novo.

Agora, tudo o que você precisa fazer é despejar a massa na forma e pronto! Você pode deixar um espaço vago no meio para colocar velas, plantas e o que mais desejar. Para isso, unte algum objeto redondo que você tenha em casa e o posicione no meio da forma antes de despejar a mistura da água, cimento e areia. Aguarde cerca de 24 horas para desenformar. Caso queira um aspecto menos rugoso, você pode lixar a sua peça com uma folha de lixa para massa grão.

Enfeites para jardim com garrafas PET

Os enfeites para jardim com garrafas PET seguem mais ou menos a mesma ideia das formas de cupcake.

enfeites para jardim usando cimento

Você pode usar garrafas PET para confeccionar vasos ou enfeites. Imagem: Pinterest.

Os vasos podem ser feitos de várias formas, tudo depende do visual que você está procurando atingir. Se quiser um vaso com aspecto moderno, corte a parte de cima e a de baixo da garrafa, coloque um papelão ou um caibro por baixo (untado com óleo) e encha a garrafa com a mistura da água com cimento e areia na proporção de duas partes de areia para uma de cimento e um pouco de água. Após a secagem, você terá belíssimos vasos de concreto para serem usados como os mais sofisticados enfeites para jardim.

A parte de baixo da garrafa também pode ser usada para fazer enfeites para jardim, como mini vasos para cactos, suculentas ou plantas menores. Para isso, coloque um apoio no meio do fundo, como um copo para fazer o formato do vaso, da garrafa e preencha os espaços vazios com a mistura de cimento, areia e água.

Simples, não é? Mas ainda temos mais alguns enfeites para jardim de cimento para você, confira:

Cuidados com o cimento

Você deve sempre tomar cuidado ao manusear o cimento para fazer os seus próprios enfeites para jardim. Por se tratar de um material que não deve entrar em contato com a pele e com as mucosas do corpo, como a boca, os olhos e o nariz, procure sempre utilizar de proteção individual – máscara, óculos e luvas – ao manusear o cimento. Para esse tipo de passo a passo que apresentamos, recomendamos o uso de luvas látex ou PVC.

Com essa proteção a mais e com um cimento de qualidade, como o Montes Claros, seus enfeites para jardim ficam belíssimos e você não enfrenta nenhum problema durante a sua confecção. Indicamos o uso do CPV ARI que tem secagem ultrarápida e alta resistência para um rápido desenforme e durabilidade das peças.

Incrível como é fácil fazer enfeites para jardim com cimento, não é? Se você gostou dessa dica, venha conhecer o nosso blog e nossa Página no Facebook e Instagram! Temos muito mais para você toda semana. Até a próxima!