28 de setembro - 2017  

Tendência de interiores: decoração rústica com concreto

A decoração rústica está se mostrando uma grande tendência de 2017, sendo destaque em eventos de arquitetura e de design de interiores, como a Casa Cor (última edição em Curitiba) e ABCasa Fair.

Um grande aliado dessa decoração é o concreto, sendo o pano de fundo perfeito para harmonizar todos os elementos que compõem o estilo. Neste artigo, vamos dar dicas de decoração rústica, como aplicar o concreto nesse estilo e dar várias dicas de design de interiores. Vamos lá?

Decoração rústica: o que é e como se apresenta?

Pedras, tijolos aparentes e madeira são grandes aliados na hora de fazer uma decoração rústica. Imagem: Casa de Valentina.

A decoração rústica é um esforço de retorno às nossas raízes e tradições, relembrando períodos passados e os adaptando para a realidade atual. Essas raízes, porém, não dizem respeito necessariamente à um período de tempo ou a uma cultura em específico, podendo apresentar variadas influências na construção do estilo.

A madeira é um elemento muito presente na decoração rústica, que reflete a solidez e a sutileza dos tempos que já se foram.

O que se utiliza muito para o contraste com a madeira é o concreto, que consegue trazer ao ambiente todo o ar rústico e ao mesmo tempo a modernidade e facilidade para a obra, que por sua “crueza” e seu aspecto minimalista se encaixa perfeitamente com a decoração rústica

É importante notar que a decoração rústica não possui regras bem definidas e elementos que devem necessariamente aparecer. Como todo estilo de design de interiores, o que realmente importa é a sensação que o ambiente transmite depois de tudo pronto, que no caso da decoração rústica é o resgate aos nossos tempos mais simples e minimalistas.

Como fazer uma decoração rústica com concreto

O concreto vem ganhando muito destaque ultimamente, principalmente com a decoração rústica se tornando cada vez mais popular. Ele pode se apresentar de diversas formas, nas paredes, no piso, na decoração e onde mais couber, contribuindo imensamente para atingir o efeito rústico desejado.

Confira logo abaixo as melhores formas de fazer uma decoração rústica com concreto!

Paredes e pisos de cimento queimado

O cimento queimado é uma grande tendência para pisos e paredes dentro de um ambiente que procura seguir uma decoração rústica. Sua tonalidade mais fria contrasta muito bem com os tons quentes e avermelhados da madeira.

A madeira é muito utilizada na decoração rústica, seja no telhado, piso, ou até em móveis. Imagem: La República

O seu aspecto mais forte, tão diferente do acabamento suave que estamos acostumados a encontrar na grande maioria das casas, também transmite uma ideia de naturalismo, essencial na elaboração de um projeto de design de interiores que busca na decoração rústica uma alternativa para fugir do convencional.

Combine elementos modernos ao cimento queimado para obter uma decoração única. Imagem: E+ Estadão

O uso do cimento queimado na decoração rústica também permite mesclar estilos, usando elementos modernos em conjunto com o estilo rústico para criar uma decoração única.

Bancadas de concreto

Na cozinha, uma das melhores maneiras de se realizar uma decoração rústica é utilizando bancadas de concreto. Isso mesmo! Vários designers de interiores estão aderindo a essa tendência, e os resultados para o seu estilo rústico são incríveis.

Aproveite o concreto para criar balcões para a cozinha. Imagem: Detalhes do Céu.

Mas não é só na cozinha que essas bancadas podem melhorar a sua decoração rústica: você pode utilizá-las no banheiro, na sala de estar, em praticamente qualquer lugar, desde que ela esteja em concordância com o seu estilo e com o design do ambiente.

Os balcões de concreto podem ser usados em qualquer ambiente, de acordo com os demais detalhes da decoração. Imagem: Natec Design Group.

Além de tudo isso, temos a maior vantagem do concreto na decoração: ele se encaixa perfeitamente em vários estilos, da decoração rústica à sofisticada, o que garante mais opções e tranquilidade ao decorar.

Escadas de concreto

Escadas e degraus de concreto também ajudam muito na construção de uma decoração rústica, já que podem se fundir com a parede do mesmo material ou se destacar em um ambiente onde a madeira predomina.

O concreto também é uma boa opção para decoração rústica em escadas. Imagem: Magazindomov.

Os detalhes em pedragranilite e marmorite também são ótimas adições à decoração rústica, se encaixando perfeitamente com o estilo e se fundindo à madeira e ao concreto com harmonia e simplicidade.

Dicas de harmonização para a decoração rústica

Alcançar a perfeita harmonia entre todos os elementos é essencial para qualquer estilo, sendo que, com a decoração rústica, essa necessidade fica ainda mais evidente. Não se trata apenas de combinar formas, iluminação e conceito, os materiais também são muito importantes.

Veja aqui as melhores formas de se harmonizar elementos da decoração rústica:

  • Madeira e concreto: para a decoração rústica, esses dois estilos funcionam perfeitamente bem por questões de contraste de cores e solidez.
  • Tijolos aparentes e interiores: para dar aquele charme maior ao seu ambiente interno seguindo uma decoração rústica, nada melhor do que tijolos aparentes de todos os tipos, sejam eles brancos, de gesso, de cerâmica vermelha, de concreto ou solo cimento.
  • Itens modernos e rústicos: ousar é tudo! misture a modernidade com o rústico para conseguir resultados inovadores e incríveis.

Gostou desse artigo? Confira também nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas de decoração e construção!