12 de março - 2018  

Decoração faça você mesmo: as melhores ideias para decorar com concreto

O concreto está em alta como elemento decorativo, deixando qualquer ambiente muito mais descolado e com uma aparência industrial bem moderna. Por isso, ele tem aparecido tanto em detalhes de decoração faça você mesmo quanto em peças maiores, como bancos e caixas de concreto.

Além de ajudar a diferenciar totalmente os espaços, usar o concreto na sua casa pode ser mais fácil do que parece, já que existem inúmeras ideias bem simples de decoração faça você mesmo.

Para te ajudar a entrar de vez nessa tendência decorativa, nós separamos algumas ideias e inspirações de decoração faça você mesmo, que vão dar um charme extra a qualquer ambiente da sua casa. Confira!

1. Vasinhos de concreto

   

Os vasinhos de concreto são ótimos exemplos de decoração faça você mesmo. Imagem: Pinterest.

Os vasinhos de concreto estão em alta e ajudam a deixar qualquer ambiente muito mais descontraído, além de serem uma ideia de decoração faça você mesmo extremamente simples e barata.

Para fazer, você vai precisar de:

  • 1 copo de 250ml de cimento Montes Claros (para um vaso pequeno) e água, mas a quantidade dependerá do tamanho e número de vasos que você for fazer;
  • luvas para proteger as mãos do manuseio do cimento;
  • recipientes para usar como molde para o seu vasinho;
  • recipiente para fazer a mistura do concreto;
  • copinhos plásticos de um tamanho que caibam dentro do recipiente escolhido como molde;
  • lixa (opcional);
  • fita adesiva;
  • cola e tinta dourada.

É muito importante ficar atento à borda do recipiente, coloque o concreto aos poucos para não vazar. Imagem: Baixar Videos.

Depois de misturar o concreto seguindo as instruções da embalagem e adaptando para a quantidade de peças que for fazer basta adicioná-lo dentro do recipiente que servirá como molde, mas cuidado para que ele não ultrapasse a borda. Em seguida, coloque na parte central o copinho plástico, fazendo o furo que receberá a terra e a planta no seu vaso.

Quando a peça estiver bem seca, é só retirar o copo plástico com cuidado e o vaso de concreto de dentro do molde. Finalize sua decoração fazendo uma pintura, se você preferir, antes de pintar poderá lixar o vaso, deixando sua superfície mais uniforme.

Você poderá fazer uma pintura geométrica no vaso, usando um estêncil com fita adesiva, ou ainda pintar à mão, caso tenha mais habilidade com decoração faça você mesmo.

2. Banqueta de concreto

O banco de concreto pode ser feito reaproveitando cabos de vassoura. Fonte: Pinterest.

A banqueta de concreto é outra ideia de decoração faça você mesmo bem simples, mas capaz de dar um charme a mais a qualquer espaço. Além da área externa, essa peça também é indicada para ser usada como mesa lateral, descanso para livros ou até como banquetas de quarto.

Para fazer a sua banqueta é bem simples e você precisará de:

  • cimento Montes Claros na quantidade suficiente para o número de banquetas que você irá fazer;
  • luvas de proteção para manusear o cimento;
  • um balde e folhas plásticas para proteger o seu interior;
  • pedaços de madeira para fazer os pés da banqueta (aqui você poderá improvisar, aproveitando um cabo de vassoura ou até retirando os pés de uma banqueta já antiga e sem uso, por exemplo).

Na sequência, basta misturar o concreto , adicioná-lo dentro de um balde protegido com as folhas plásticas e, em seguida, adicionar os pedaços de madeira. Um cuidado importante é evitar encher muito o balde, afinal, você deve considerar a altura do assento que deseja ter nessa decoração faça você mesmo.

Quando o cimento estiver seco, é só retirar a banqueta do molde, lixá-la e fazer a pintura dos pés se você preferir. Conforme o modelo da foto, você pode colocar a banqueta sobre um apoio e apenas mergulhar os pés em uma lata de tinta branca.

3- Decoração faça você mesmo um peso de porta

Os pesos de porta de concreto são simples e elegantes. Fonte: Limão na Água.

Os pesos de porta são itens bastante práticos e podem conferir muito mais personalidade à sua decoração.

Para ter um peso de porta como esse, você precisará de:

  • 1 parte de cimento
  • 4 partes de areia
  • 1 parte de água
  • luvas protetoras para manusear o cimento;
  • moldes para os pesos de porta (que podem ser caixas de leite, potes de sorvete, caixas de suco e outros);
  • 2 luvas de aço galvanizado;
  • 1 metro de corda;
  • fita adesiva.

Comece essa decoração cortando a corda em duas partes e passando a fita nas pontas, evitando que a corda desfie. Em seguida, passe as duas pontas na luva de aço galvanizado, deixando-as presas. Lembre-se que o tamanho da luva deve ser compatível com a espessura da corda.

É importante ficar atento à consistência do concreto,que não deve ficar muito mole. Imagem: limaonaagua.

Misture o cimento com a água e a areia, buscando deixar a massa não muito mole, nem dura demais, e em seguida coloque o conteúdo no molde. Espere secar um pouco e coloque a corda, inserindo até o final da luva de aço galvanizado. Se você notar que a corda quer afundar na mistura, segure-a por um tempo até ficar firme.

Quando o concreto secar, retire o peso de porta do molde. O ideal é esperar por pelo menos 2 dias. Se quiser fazer um acabamento, você poderá passar uma lixa 220 em toda a decoração. Outra dica é usar adesivos de silicone no fundo do peso de porta, evitando que ele risque o chão.

4- Luminária de concreto

As luminárias de concreto deixam o ambiente mais moderno e despojado. Fonte: Pinterest.

Outro item super legal de decoração faça você mesmo com concreto são as luminárias pendentes. Elas são modernas, descontraídas e podem aparecer em vários ambientes da sua casa, como nos quartos, na sala de estar, no escritório e até na cozinha.

Para essa decoração faça você mesmo, você precisará de:

  • 2 garrafas plásticas (uma maior que a outra e a menor cabendo dentro da maior);
  • furadeira/ parafusadeira;
  • fiação para a luminária;
  • bocal e lâmpada;
  • tubo com rosca e porcas;
  • parafusos e pregos compridos;
  • cimento Montes Claros o suficiente para encher a garrafa maior;
  • luva para manusear o cimento;
  • lixa 220.

O primeiro passo é cortar o fundo da garrafa maior, que é a que dará o formato da sua luminária. Em seguida, fure o centro das tampinhas para passar o tubo metálico. Encaixe o tubo nas tampas das garrafas, na parte inferior da menor e na superior da maior.

Com os quatro parafusos, fixe a garrafa pequena dentro da maior, evitando que elas se movam quando você adicionar o concreto.

Faça a mistura do concreto e adicione na garrafa, vá completando até a altura desejada. Você pode apoiar a luminária em uma lata de achocolatado ou leite em pó, para dar mais firmeza.

Quando o concreto secar, retire os parafusos e as garrafas e lixe as partes desalinhadas.

Agora é só passar a fiação com o bocal na parte interna do tubo metálico que foi fixado lá no início e pronto.

Já deu para notar que existem muitas ideias de decoração faça você mesmo usando concreto, não é mesmo? A partir dessas inspirações, você poderá criar as suas próprias decorações, usando moldes diferentes e deixando a sua casa muito mais personalizada. Gostou das nossas ideias usando concreto? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com os seus amigos em suas redes sociais e siga nossa página no Facebook!