11 de agosto - 2017  

Como fazer a cura do concreto?

Trabalhar com concretagem não é fácil. Você precisa estar atento a vários fatores, pois o concreto é um material frágil quando ainda está sendo misturado, secando e endurecendo. Um dos pontos essenciais para a garantia de um trabalho de concretagem bem feito acontece depois da aplicação: a cura do concreto. Sabe o que é isso? Qual é a importância que essa cura tem para a estrutura sendo concretada?

Nesse post, vamos explicar o que é a cura do concreto, qual é a sua importância e como realizá-la bem. Vamos lá?

O que é a cura do concreto?

A cura hidrata o concreto e dá mais segurança à sua obra . Imagem: Nox-crete

A cura do concreto consiste em molhar, ao longo de 7 dias, o concreto já endurecido, para que ele não perca a sua umidade.

O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente. Se não há água o suficiente, o concreto apresentará fissuras e falhas na sua superfície depois de pronto.

A cura evita rachaduras e quebras no concreto. Imagem: Depositphotos

O que acontece em muitos casos é que o calor do sol e o vento fazem com que a água evapore após os primeiros dias de endurecimento do concreto, quando ele ainda está no processo de adquirir resistência. Por isso a cura do concreto é tão importante: ela não deixa com que a água do traço se perca para o ambiente, para que as reações químicas aconteçam sem problemas.

Principalmente para estruturas que ficam sob o sol e expostas aos elementos naturais, como a chuva, a cura do concreto é necessária para que a concretagem não fique mal feita e frágil. Até 30% da resistência do concreto é perdida se a cura não for realizada.

Como fazer a cura do concreto?

O importante da cura do concreto é que ela proporciona umidade ao mesmo tempo em que reduz a evaporação da água que já está presente na fórmula do concreto. Para isso, existem diversas formas de alterá-la, listadas abaixo. Continue lendo para saber quais são!

Cura do concreto com água

A aplicação direta da água é uma das formas mais simples e mais utilizadas de realizar a cura do concreto em obras, mas também depende muito do tamanho da área concretada.

Para fazer a cura do concreto com a água, molhe bem toda estrutura concretada com uma mangueira pelo menos três vezes ao dia nos sete primeiros dias da concretagem: de manhã, quando o sol está surgindo; na hora do almoço, quando ele está a pino; e ao entardecer, para garantir que ele fique molhado durante a noite.

Mantendo o concreto úmido, você garante firmeza à estrutura. Imagem: Coplas

Mas esses horários de se realizar a cura do concreto são só recomendações. O certo é não deixá-lo seco nunca, portanto, toda vez que você perceber que a superfície está secando, pegue a mangueira e jogue água de novo.

O maior problema dessa forma de cura do concreto é que em áreas muito grandes perde-se muito tempo com a mangueira, e a evaporação da água acontece muito rápido. Para resolver esse problema, você pode usar a cura do concreto com lençóis impermeáveis.…

Cura do concreto com lençóis impermeáveis

É uma ótima saída para superfícies grandes e planas, que sofrem com a evaporação constante. Após molhar toda a estrutura, cubra o espaço com um tecido impermeável, dessa forma, a evaporação será mais lenta.

Para não ter que tirar a manta toda vez que for realizar a cura do concreto, simplesmente ligue a mangueira com o tecido bem preso na superfície concretada e deixe a água se espalhar. Como o tecido é impermeável, você elimina pontos em que a água poderia escapar.

Use uma mangueira para distribuir melhor a água sobre o tecido impermeável. Imagem: MRB Photos

Mas tome cuidado! Mantas de cores escuras para fazer esse tipo de cura do concreto não são recomendadas, pois podem deixar a superfície quente demais.

Cura do concreto com areia

A areia também pode ser usada para fazer a cura do concreto, pois diminui a evaporação da água, deixando o concreto mais frio e úmido por mais tempo.

A areia ajuda a manter o concreto úmido e frio por mais tempo. Imagem: New Build

Cura química

Você também pode aplicar produtos químicos para realizar a cura do concreto. Eles são usados por cima da superfície, e tornam toda a área impermeável. Essa é uma ótima solução, porém mais cara.

A cura química, apesar de ser uma solução mais cara, é a melhor para curar o concreto em paredes de contenção com altura elevada, barragens, canais com paredes verticais ou inclinadas.

A cura química, apesar de mais cara, é uma ótima solução. Imagem: Concrete Sealer Reviews

A cura do concreto é muito importante para a sua obra, pois sem saber como fazê-la, você pode colocar em risco toda estrutura que está sendo construída. Fique de olho e mãos à obra!

O que achou dessas soluções de cura do concreto? Para mais dicas como essas, acesse o nosso blog!