3 de agosto - 2018  

Cozinha com ilha: conheça a tendência do Design de Interiores

Na hora de modernizar a nossa casa, ou até de construir o ambiente dos sonhos, é normal ficarmos de olho nas principais tendências da área do design de interiores. Hoje, uma das inspirações mais buscadas é a cozinha com ilha.

Prática, funcional e elegante, esse tipo de cozinha possui muitas vantagens e pode ser o elemento que faltava para deixar a sua casa mais moderna e aconchegante. Se você está pensando em incluir uma cozinha com ilha no seu projeto, continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

Mas afinal, o que é uma cozinha com ilha?

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar no termo cozinha com ilha, mas com certeza já se deparou com esse modelo de cozinha nas revistas, blogs ou programas de decoração, principalmente os do exterior, onde esse estilo é usado há alguns anos.

Cozinha com ilha é excelente

A cozinha com ilha deixa o ambiente com ar mais moderno. Imagem: Decor Salteado.

A cozinha com ilha nada mais é do que aquele modelo que possui uma espécie de bancada central, com diversas funcionalidades, como auxiliar no preparo dos alimentos, funcionar como armário extra para os itens de cozinha e até ser um espaço a mais de confraternização, enquanto se prepara os alimentos.

A ilha pode ser tanto uma bancada em pedra, como uma mesa estilizada ou até um espaço com cooktop e exaustor. Tudo dependerá das suas necessidades e também do formato e das dimensões da sua cozinha com ilha.

Será que posso ter uma cozinha com ilha na minha casa?

Para que a cozinha com ilha seja usada é preciso que algumas características básicas sejam levadas em consideração, principalmente em relação às dimensões, evitando que a sua cozinha fique sobrecarregada ou que você tenha dificuldades de trafegar pelo cômodo.

O mais recomendado é que a sua cozinha tenha dimensões entre 60cm e 120cm entre o balcão ao canto da parede e a ilha. Essa distância depende muito dos usos que a sua cozinha com ilha terá e também da quantidade de pessoas que passarão normalmente por ali.

Para uma pessoa sozinha, 70 cm são suficientes, já em uma cozinha com ilha na qual você receberá os amigos e a ilha será usada para confraternização, por exemplo, o ideal é ter 120 cm de vão.

Também é importante considerar o tamanho total da sua cozinha, já que as ilhas apenas são compatíveis com cômodos a partir de 9 m² (e com a ilha instalada a 1,20 m da pia), permitindo que você tenha espaço suficiente para abrir a porta dos armários, por exemplo.

Outro ponto que deverá ser pensado é em relação às dimensões da ilha, sempre considerando os usos que esse espaço terá. Se a ilha tiver cerca de 60 centímetros de profundidade, por exemplo, já poderá acomodar um cooktop de 4 bocas.

Cozinha com ilha

É possível instalar até mesmo um cooktop na bancada da ilha. Imagem: Pinterest.

Mas, se você também for fazer refeições, esse espaço deverá ser maior, para que consiga comportar uma bancada. Uma largura confortável é de cerca de 1,60m, (o mesmo que uma mesa espaçosa para duas pessoas).

A altura também merece cuidado, sendo que as ilhas prontas costumam ter entre 85 e 90 cm, ideal para ser usada com banquetas médias. Caso você deseje usar cadeiras na sua cozinha com ilha, o tampo deverá estar na altura máxima de 78 cm do chão.

Quais as vantagens e desvantagens da cozinha com ilha?

Como todas as tendências de design, a cozinha com ilha também apresenta algumas vantagens e desvantagens, que poderão ser mais ou menos interessantes dependendo do seu caso. Veja em detalhes:

Vantagens

  • Mais espaço de bancada, facilitando o preparo dos alimentos.
  • Facilidade em receber convidados e ter companhia enquanto cozinha.
  • Maior disponibilidade de espaço para colocar móveis e para guardar os objetos de cozinha, deixando essa área mais organizada.
  • Modernidade, pois a cozinha com ilha é um tipo de projeto que está em alta, ajudando a deixar esse ambiente mais diferenciado.
  • Permite facilidade para refeições rápidas, já que pode funcionar como uma mesa ou bancada.

Desvantagens

  • Planejamento maior no que se refere à infraestrutura, sendo que geralmente a ilha possui torneira, fogão, forno e até depurador.
  • Valor mais elevado, já que esse tipo de projeto costuma ser mais detalhado e exigir mais móveis e eletrodomésticos.
  • Necessidade de ter uma cozinha com um espaço e um formato adequado para que suporte bem a presença da ilha sem atrapalhar o seu dia a dia.

Quais as tendências na hora de criar uma cozinha com ilha?

Após ler esse conteúdo, você acredita que a cozinha com ilha é a mais indicada para a sua casa? Então veja algumas tendências para tornar esse espaço ainda mais diferenciado e moderno.

Bancada em concreto

O concreto está em alta na decoração, presente em vários estilos, como o urbano e o industrial. Justamente por isso também ganha destaque na cozinha com ilha, sobretudo na bancada.

Cozinha com ilha

O concreto trás um ar mais rústico à cozinha com ilha. Imagem: ArchiExpo.

Você poderá deixá-la na cor natural do concreto, trazendo características mais rústicas para seu projeto, ou misturá-la com pedras e outros elementos.

Bancada em pedras naturais

Outra boa opção é optar por uma bancada em pedra natural, sendo o granito ou o silestone os mais indicados. Contudo, se você é amante do mármore ou de outras pedras mais delicadas, a dica é sempre buscar realizar um tratamento de impermeabilização antes, evitando manchas e infiltrações de água.

Bancada em MDF

Para quem busca mais praticidade, as bancadas pré-fabricadas são opções interessantes, feitas geralmente em MDF e acompanhando as cores e o estilo dos armários da cozinha com ilha. Contudo, é importante destacar que essa opção não permite a instalação de pia ou cooktop.

Cozinha com ilha

É possível comprar bancadas pré-fabricadas geralmente feitas em MDF. Imagem: Mulher e Beleza.

Outras ideias são usar vidro ou materiais complementares (como concreto e pedras, vidros e madeira e assim por diante).

Além da escolha da bancada, vale à pena também caprichar na iluminação com luminárias pendentes, que deixam o ambiente mais aconchegante e facilitam o uso da cozinha com ilha.

Agora, depois de ler esse conteúdo, está mais fácil decidir se a cozinha com ilha é a mais indicada para a sua reforma ou obra? Para receber mais dicas como essas curta nossa página no Facebook ou siga nosso perfil no Instagram.