29 de setembro - 2017  

5 dicas para construir sua piscina de concreto

Nessa época de muito calor, nada melhor do que um bom banho de piscina para se refrescar, não é verdade? Elas podem se apresentar de várias formas, mas com certeza a mais segura e elegante é a piscina de concreto.

A piscina de concreto é a que tem maior durabilidade. Imagem: Piscinadefibra.pro.

A piscina de concreto oferece várias vantagens, como a alta durabilidade (pode durar por décadas sem vazamentos e rachaduras), facilidade de enchimento e um ótimo custo benefício. Além disso, você ainda tem a possibilidade de construí-la da forma que quiser, tudo o que precisa é do cimento certo e mão de obra qualificada.

Tem vontade de instalar uma piscina de concreto em casa para vencer o tempo seco e o calor? Então você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos dar 5 dicas para construir a sua piscina de concreto. Continue lendo para saber mais!

1 – Delimite a área da piscina de concreto

Antes de tudo começar, você precisa escolher o local onde a sua piscina de concreto será instalada.

É muito importante que você fique atento ao espaço ao redor da piscina, pois como a piscina de concreto vai ser usada por várias pessoas, o local deve ser amplo e espaçoso para que todos possam aproveitar.

Delimite a área escolhida e comece a escavar! Perceba que, ao chegar na profundidade desejada da piscina de concreto, você precisará deixar cerca de 20 a 30 centímetros de sobra, para que seja possível fazer o assentamento posterior.

Depois de terminar de escavar e obter o tamanho ideal, podemos seguir para a segunda etapa.

2 – Instale o encanamento da piscina de concreto

A piscina de concreto precisa de um dreno para que a água possa ser escoada depois de um tempo. Mesmo com a possibilidade de manter o nível de bactérias e sujeira sob controle com o uso do cloro, eventualmente você precisará esvaziá-la.

O dreno deve ficar ao fundo e se conectar com o sistema de captação de água pluvial da sua cidade, para que a água possa escoar com segurança para o seu destino final. Mas e depois de vazia, como enchê-la?

É aí que entra o outro tipo de tubulação, o que traz a água para dentro da piscina. Geralmente, ele é conectado com o sistema de abastecimento da própria rua, que deve ter cloro e outros produtos químicos adicionados para a segurança do seu banho de piscina.

Esse processo é melhor realizado por profissionais encanadores, pois uma instalação mal executada pode reduzir a durabilidade da sua piscina de concreto, que é a mais alta de todos os modelos, devido a vazamentos inesperados.

Feito isso, você já está bem próximo de começar a realmente construir sua piscina de concreto.

3 – Instale a armação e a impermeabilize

As ferragens da piscina de concreto são importantes pois sustentam seu peso depois de cheia. Imagem: Probrains.

Agora é a hora de instalar a armadura e deixá-la impermeável. As ferragens vão suportar o peso da piscina de concreto quando ela estiver cheia. Deixá-la impermeável garante que, em caso de vazamentos, não haja corrosão do metal e amolecimento do terreno abaixo dele.

Profissionais já acostumados a construir piscinas de concreto normalmente se utilizam do gunite para impermeabilizar toda a estrutura. Ele é aplicado sem água, em um tipo de mistura seca, mas exige cuidados após a aplicação: é preciso molhá-lo durante 5 dias para realizar sua cura.

4 – Concrete tudo

Agora é a hora de realmente construir a sua piscina de concreto! Estamos quase no final das dicas, isso significa que logo logo sua piscina já estará pronta e em plenas condições de uso.

Ao fazer a concretagem da piscina, tente realizar o trabalho o mais rápido possível, assim evitará problemas estruturais. Imagem: Wpaquatics.

A concretagem da piscina é fácil de se fazer, e vai depender apenas da sua capacidade de criar as formas que você busca atingir.

Usando formas para concreto, modele a piscina do jeito que você imaginou ao elaborar o projeto e vá concretando-a. Devido ao processo de cura do concreto, é interessante que você realize o trabalho o mais rápido possível e em horários com pouca insolação, para que você consiga molhar toda a estrutura de uma vez e evitar rachaduras e problemas estruturais.

5 – Finalize com sua decoração favorita

A sua piscina de concreto está quase pronta! Depois de realizar todo o processo da cura do concreto, o que pode levar alguns dias, você agora só precisa escolher qual será a decoração da sua piscina.

Para deixar sua piscina de concreto exclusiva, aposte em formatos e acabamentos diferenciados. Imagem: Freedom Pools.

Você pode escolher azulejos grandes, em mosaico, e até mesmo inovar com um pouco de luxo, usando materiais como o mármore. Para mais dicas sobre como assentar pisosconfira esse post do nosso blog.

Pronto! Seguindo essas dicas, você terá uma ótima piscina de concreto, pronta para ser usada nos dias de calor!

Não deixe de acompanhar nossa página no Facebook para mais dicas sobre construção e decoração!