2 de abril - 2018  

Conheça os erros mais comuns na construção de casas

Construir a casa própria é o sonho de muitas pessoas, mas quando alguns pontos não são considerados, a construção de casas pode se tornar um verdadeiro pesadelo, com problemas que podem durar anos e comprometer até mesmo a segurança dos moradores.

Apesar disso, existem muitos erros que são bem comuns na construção de casas, seja por desatenção de quem está realizando a obra, seja por falta de conhecimento técnico na elaboração das ideias.

A verdade é que ninguém deseja passar por essas situações, e por isso hoje trouxemos os erros mais comuns para que você não sofra com eles na sua próxima obra. Confira!

Falta de planejamento na construção de casas

Fazer um planejamento adequado pode evitar muitos erros na construção de casas. Imagem: Storyblocks.

Infelizmente, nem todo mundo se atenta para a importância de profissionais como engenheiros e arquitetos na construção de casas, e podem começar uma obra sem um projeto bem definido – o que é uma falha bem grave.

Além disso, é preciso ter em mente que uma construção sem os projetos e sem a devida aprovação na Prefeitura, é uma construção irregular, o que gera problemas no momento do registro em Cartórios.

Esse “deslize” pode custar caro, fazendo com que a construção sofra com problemas estruturais, fundações mal planejadas e até sobrecarga na estrutura. Tudo isso, é claro, pode colocar a sua obra em risco daqui a alguns anos, comprometendo a segurança de todos os moradores, sem contar os problemas de infiltração devido à trincas e fissuras, por exemplo.

Um bom projeto deverá se atentar a todos os pontos da construção de casas, desde a definição da fundação, até o orçamento e detalhamento do material, além de passar por pontos importantes como planejamento elétrico, hidráulico e acabamento.

Desnível do piso e caimento inadequado da água

Quem nunca se deparou com uma casa com problemas de caimento da água? Basta lavar o quintal, o banheiro ou até a cozinha para que surjam poças enormes, já que a água não consegue escoar até o ralo.

Esse problema acontece quando os profissionais não verificam, durante a construção de casas, o caimento do piso. Geralmente, um engenheiro acompanhando a obra poderá detectar esse problema e evitar maiores transtornos. Agora, se a sua casa já sofre com esse mal, não existe muito que ser feito, a não ser quebrar todo o chão e refazer a caída.

Escolha inadequada de materiais

Escolher materiais inadequados pode gerar muitos problemas futuro. Imagem: Storyblocks.

Para realizar uma boa construção, mais do que pensar na beleza, é preciso também considerar as características do terreno, pensando em exposição ao sol, a chuva e outros pontos importantes da obra que garantirão uma escolha correta dos materiais.

Um erro muito comum na construção de casas, por exemplo, é optar pela madeira em locais sujeitos à exposição à água, ou ainda optar por pisos polidos e escorregadios nas áreas externas.

Todos esses erros podem ser evitados com o auxílio de um arquiteto ou de um engenheiro, que saberão analisar as características básicas da sua casa e indicar os materiais mais corretos.

Tubulação mal planejada e instalada

A tubulação é uma parte essencial na construção de casas. Imagem: Storyblocks.

Outro problema muito recorrente na construção de casas é a falta de um bom projeto hidráulico, o que pode gerar um problema bem conhecido por muitas pessoas: a falta de pressão de água.

Isso acontece, geralmente, porque as tubulações são instaladas sem planejamento e podem acabar realizando os chamados “morrinhos”, quando os canos contornam portas, por exemplo, subindo e descendo, fazendo com que a água perca pressão e fique acumulada nesses pontos.

Nesses casos da construção de casas, a única forma de resolver o problema é quebrando todas as paredes e modificando toda a tubulação do cômodo. Por isso, o melhor é evitar essa situação fazendo um bom projeto hidráulico para toda a sua casa.

Tomadas de mais ou de menos

Calcule o número de tomadas antes mesmo de começar a construir. Imagem: Storyblocks.

Pode parecer um detalhe, mas com tantos equipamentos eletrônicos que temos hoje em dia, pensar antecipadamente na quantidade e na posição das tomadas ajuda a poupar muitos aborrecimentos futuros.

O melhor é sempre já tomar essa decisão enquanto estiver realizando o planejamento elétrico, evitando decidir a posição e a quantidade enquanto a obra estiver em andamento, pois você correrá o risco de ter tomadas de mais ou de menos em um só cômodo.

Se estiver reformando, essa dica também deve ser considerada, já que evita problemas futuros de sobrecarga que podem comprometer sua segurança, causando curtos-circuitos e até incêndios.

Potência dos equipamentos eletrônicos

Tenha certeza de instalar a fiação adequada para os equipamentos que vai utilizar. Imagem: Storyblocks.

Ninguém pensa muito em quais aparelhos elétricos pretende ter na casa nova, mas esse é um item fundamental para que você tenha uma rede elétrica com potência adequada aos seus equipamentos.

Um erro bem comum na construção de casas é não planejar corretamente o circuito elétrico e, depois de um tempo, tentar instalar equipamentos com potências maiores que as suportadas, como chuveiros elétricos mais potentes ou até aparelhos de ar condicionado.

Se a sua rede elétrica não estiver dimensionada para isso, você terá grandes dores de cabeça. Por isso, sempre planeje antecipadamente todos os equipamentos e aparelhos que pretende ter na sua nova construção, caso contrário, daqui a alguns anos terá de trocar toda a fiação da casa e talvez até o disjuntor que atende o aparelho em questão.

Já deu para notar que muitos dos problemas mais comuns na construção de casas podem ser evitados com um bom projeto e com a orientação de profissionais da área, não é mesmo?

Lembre-se que, na maioria das vezes, o barato pode sair caro, e querer economizar muito na construção de casas pode colocar a vida dos moradores em risco e fazer com que a sua obra tenha uma durabilidade muito menor.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de curtir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades!