19 de dezembro - 2017  

Conheça os tipos de tijolos mais indicados para cada obra

Não é de hoje que o tijolo está presente nas construções. Um dos materiais mais utilizados nas obras, o tijolo mais antigo foi encontrado por volta de 7000 a.c. na Turquia. De lá para cá, não foi só o tempo que mudou, a peça também se adaptou e se apresenta em diferentes tipos de tijolos.

De barro, de concreto e até de vidro, muitos são os tipos de tijolos disponíveis no mercado. Essas peças que são fundamentais em uma obra podem ser usadas tanto para a construção de estruturas quanto para decoração. Continue a leitura para saber mais sobre os principais tipos de tijolos!

Quais são os principais tipos de tijolos estruturais?

A construção de imóveis em alvenaria é a mais comum no Brasil. Hoje em dia, é possível escolher tipos de tijolos que se adaptam a diferentes estilos arquitetônicos e possuam características específicas para garantir maior durabilidade e melhor desempenho na obra. Mas como escolher a melhor opção para a construção? Confira abaixo os principais tipos de tijolos estruturais e suas vantagens.

Tijolo Cerâmico

Também conhecido como tijolo de barro cozido, o tijolo cerâmico é um dos modelos mais utilizados nas obras. Pode ser chamado de tijolo baiano e possuir diversas variações de formato e número de furos.

Uma das vantagens desse tipo de tijolo é que ele possui opções com ranhuras que facilitam a aderência da argamassa. Porém, quando escolhido como base principal da obra, pode tornar o orçamento da construção mais caro.

Tijolo de Adobe

Os tijolos de adobe têm um grande custo-benefício: são térmicos e ecologicamente corretos. Imagem: content.pk

O tijolo de adobe também é um dos tipos de tijolos feito de barro, porém cru. Sua produção é simples, foi criado antes do tijolo cozido.

Além do custo-benefício, o tijolo de adobe possui característica térmica, sendo capaz de manter uma temperatura estável dentro da casa. Outra vantagem é o fato de ser ecologicamente correto, já que sua produção consiste na mistura de barro, água, fibras naturais e palha.

No entanto, esse é um dos tipos de tijolos que não são indicados para regiões onde ocorrem muitas chuvas, pois ele tem alta absorção de água, podendo se desfazer em casos de tempestades e chuvas intensas.

Tijolo Ecológico

O tijolo ecológico é uma opção sustentável dentro os tipos de tijolos. Imagem:Green It Yourself Now.

O tijolo ecológico é uma ótima opção para projetos sustentáveis, uma vez que sua produção não necessita da queima. O modelo é feito à partir de uma mistura de terra, cimento e água, prensado de forma manual ou mecanicamente.

A desvantagem desse tipo de tijolo é que pode necessitar de mão de obra mais específica.

Tijolo de Concreto

O tijolo de concreto é um dos tipos de tijolos com maior conforto térmico. Imagem: Storyblocks.

Bloco, tijolo, placa… o concreto possui diversas variações de nome e formatos e é um dos materiais mais indicados para a estrutura de uma construção.

Seu formato uniforme oferece a vantagem de economia de argamassa. Além disso, os tipos de tijolos de concreto apresentam um ótimo isolamento térmico, podendo ser encontrados em espessuras e larguras diferentes para vedação.

Entre as opções de tijolos de concreto, o bloco de concreto celular se destaca por não agredir o meio ambiente (não gera resíduos), ser de fácil manuseio, ser mais leve, isolante térmico e acústico e ainda ser a prova de fogo.

O bloco de concreto celular não agride o meio ambiente, além de ser um grande isolante térmico e a prova de fogo . Imagem: aluguelcacambas.

E os decorativos?

Os blocos de concreto vêm sendo muito usados para decoração industrial e rústica. Imagem: fotos.habitissimo.

Os tijolos também podem ser grandes aliados na hora de decorar. Veja alguns dos tipos de tijolos mais utilizados na hora de deixar a obra mais bonita.

Tijolo de vidro

Tijolo de vidro é um ótimo elemento decorativo, além de contribuir com o isolamento térmico e acústico. Imagem: Construindo Minha Casa Clean.

Os blocos de vidros costumam ser utilizados como elementos decorativos, porém, esses tipos de tijolos também oferecem apelo funcional, já que permitem grande luminosidade ao espaço e ótimo isolamento térmico e acústico.

É comumente usado para construção de divisórias entre espaços, proporcionando um efeito moderno e sofisticado.

Placas de tijolo (tijolo de acabamento)

A placa de tijolos é uma ótima pedida na decoração, lembrando os tijolinhos aparentes, mas com um aplicação bem mais simples. Imagem: Amazon.

peças são exclusivas para decoração, não possuindo o formato necessário para servirem como estrutura.

Esses tipos de tijolos são utilizados como revestimento, sendo aplicados por cima de uma parede já construída.

E aí, gostou do artigo? Agora que você já conhece os tipos de tijolos existentes, pode escolher o melhor e mais adequado para a sua obra! Confira nossa página no Facebook para mais dicas de construção e decoração.