6 de março - 2018  

Aprenda como passar massa corrida na parede de forma fácil e rápida

Aplicar massas em geral, como o concreto, a argamassa e a massa corrida pode ser um pouco complicado se não temos a experiência ou se fizermos de uma forma não muito eficaz. Podem surgir falhas, espaços sem o material, danos estruturais e, em último caso, você pode demorar demais em uma tarefa simples. Pensando nisso, criamos este artigo para ensinar como passar massa corrida na parede de uma forma bem simples e muito rápida.

Então, continue a leitura para descobrir como passar massa corrida na parede facilmente e nos diga o que achou da nossa técnica após terminar! Podemos começar?

Como passar massa corrida na parede

A massa corrida é muito utilizada para revestir paredes prestes a serem pintadas. Imagem: Centerfertin.

A massa corrida é uma massa colante normalmente usada no nivelamento de paredes e tetos, no preparo para o recebimento de tinta e na correção de pequenas falhas, como trincas e fissuras, buracos de parafuso, etc.

Sua principal característica é o baixo preço aliado ao alto rendimento e a facilidade de aplicação, além de um tempo de secagem mais curto quando comparado ao concreto, por exemplo, que muitas vezes necessita de cuidados específicos enquanto seca.

A massa corrida também é muito resistente, sendo tida por muitos profissionais da construção civil como material indispensável para o preparo e a manutenção de espaços nos interiores.

Mesmo sendo fácil de utilizar e muito versátil, você ainda precisa saber como passar massa corrida na parede da forma ideal para que não surjam problemas que vão exigir retrabalho, como é o caso da cobertura de uma parede ou teto prestes a serem pintados.

Além disso, na correção de trincas e fissuras, saber como passar massa corrida na parede de forma correta é essencial, já que, após o revestimento final, torna-se difícil verificar o completo preenchimento.

A aplicação da massa corrida não precisa demorar muito para ser perfeita. Na verdade, o que estamos propondo é justamente o contrário: uma aplicação de forma perfeita, fácil e com muita rapidez.

É preciso saber como passar massa corrida na parede sem deixar imperfeições. Imagem: Renoveringsbloggen.

Hoje em dia, ninguém tem tempo a perder, e dentro da realidade de um serviço, as tarefas mais simples precisam ser feitas rapidamente, para que você possa, então, seguir em frente e terminar as partes mais complicadas da construção.

Descubra aqui como passar massa corrida na parede:

1 – Limpe bem

E se a parede ou o teto estiverem sujos? É, infelizmente não há como dizer que o serviço ficará bem feito dessa forma.

Para começar, você precisa deixar a superfície bem limpa. Em uma estrutura lisa, uma boa bucha já resolve o seu problema, mas em uma mais áspera, o ideal é usar uma lixa para corrigir as imperfeições.

Se você irá pintar a superfície ou se a estrutura for muito grande, é fundamental que você aplique um selador antes de passar a massa corrida, para que a absorção seja catalisada por essa substância e ela não desgrude da parede ou teto durante a secagem ou se torne frágil e quebradiça depois.

Tudo isso feito? Então vamos para o próximo passo!

2 – Use as ferramentas indicadas e EPIs

O seu serviço anda muito mais rápido se você se utilizar das ferramentas indicadas por profissionais da construção civil, já que em processos repetitivos, como a aplicação do chapisco, das argamassas ou a própria massa corrida, são os minutos economizados que fazem toda a diferença.

Também é importante usar os equipamentos de proteção individual corretamente. Como a aplicação da massa corrida é um serviço que pode desprender bastante sujeira e pó na hora de lixar, você precisa usar óculos, um boné, luvas e máscara para não respirar a fuligem.

Escolheu seus equipamentos? Então agora você descobre como passar massa corrida na parede de fato!

3 – Aplique a massa corrida

A massa corrida deve ser aplicada em movimentos circulares ou retos. Imagem: Desempenadeirasgalo.

Coloque a massa corrida em uma desempenadeira e tenha-a sempre por perto, para que seja rápido o processo de transferi-la para a superfície. Você pode usar uma espátula na sua aplicação ou até mesmo a própria desempenadeira, que garante um espalhamento muito maior em superfícies grandes.

Com a desempenadeira, aplique camadas finas de massa corrida e espalhe-a uniformemente, em movimentos circulares ou retos, corrigindo em um primeiro momento todas as imperfeições.

Na segunda demão, procure por desníveis, corrija-os e procure realizar o melhor acabamento possível, lembrando que após a secagem você irá precisar lixar a superfície para que ela fique uniforme e completamente reta e lisa.

Os excessos, porém, são melhor retirados ainda na fase de secagem, pois isso evita perda de tempo com um lixamento muito trabalhoso: simplesmente use um rodo para deixar a parede bem lisa e completamente alinhada.

Feito isso, você já terminou! Viu só como passar massa corrida é fácil? Se você seguir nossas dicas, o processo vai ser bem rápido e sem grandes transtornos.

A aplicação da massa corrida também pode ser feita no teto, o processo é o mesmo da parede: é preciso fazer a limpeza, o lixamento e aplicar as camadas do produto.

No entanto, é muito importante tomar bastante cuidado com a segurança pessoal, proteger o rosto é o primeiro ponto, pois as sujeiras podem cair no olho, por exemplo. Então, não se esqueça dos equipamentos de segurança, é preciso usar andaimes ou até mesmo escadas, assim, você ficará em uma posição mais favorável para aplicar a massa corrida no teto.

Esperamos que tenha gostado do nosso post sobre como passar massa corrida na parede, mais um da nossa série de tutoriais fáceis da construção civil. Para mais dicas de construção e decoração, acesse nossa página no Facebook!