23 de novembro - 2018  

Como limpar azulejo de banheiro sem estragar o revestimento

Você sabe como limpar azulejo de banheiro sem estragar o rejunte e sem deixar manchas amareladas no esmalte?

O esmalte do azulejo é relativamente frágil quando em contato com elementos químicos muito fortes presentes nos produtos de limpeza mais populares no mercado. E o pior é que os danos não são vistos na hora, mas no futuro, formando manchas, amarelamento e danos ao rejunte que podem causar o descolamento da peça.

Quer saber como limpar azulejo de banheiro sem passar por esses problemas? Pode ficar tranquilo que é fácil. Continue lendo este artigo!

Como limpar azulejo de banheiro?

Não aplique produtos de limpeza sem estarem diluídos, pois podem manchar os pisos e rejuntes. Imagem: Pixabay.

Não aplique produtos de limpeza sem estarem diluídos, pois podem manchar os pisos e rejuntes. Imagem: Pixabay.

O azulejo de banheiro é um material muito resistente, que dura anos na sua casa sem maiores complicações. Porém, mesmo sendo resistente contra a ação do tempo, você precisa ter alguns cuidados para que não surjam manchas nem amarelamento. Não é recomendado o uso de produtos de limpeza aplicados diretamente no seu azulejo. O ideal é diluir o conteúdo em água antes de fazer a limpeza.

Dê sempre uma olhada nas indicações de uso do produto. Muitas pessoas que não sabem como limpar azulejo de banheiro, aplicam a solução diretamente, sendo que as recomendações apontam a diluição de uma tampa para até dois litros de água. Essa diferença de concentração é o que torna os seus azulejos mais opacos e causa manchas.

Se você quiser ir além e evitar o surgimento de qualquer tipo de mancha, lave o azulejo apenas com água: vaidar mais trabalho, mas assim se garante um revestimento livre de manchas.

Já manchou, e agora?

Como limpar azulejo de banheiro que já está manchado? Confira as dicas que separamos!

  • Vinagre e bicarbonato: para tirar manchas leves, aplique uma mistura de vinagre e bicarbonato no azulejo e esfregue bem em movimentos circulares. Suas manchas irão desaparecer, mas você precisa ter paciência, pois o trabalho é um pouco pesado.
  • Água oxigenada: para tirar manchas de limo e mofo, aplique água oxigenada na superfície e esfregue bem em movimentos circulares. Cuidado com essa substância; ela pode manchar suas roupas!
  • Lixívia: use a lixívia para limpar sujeiras mais densas e manchas mais escuras. Deixe a lixívia agir por 10 a 15 minutos antes de enxaguar.
Antes de limpar os azulejos, deixe sempre o ambiente bem ventilado, use alguma proteção para o rosto, luvas e não fique muito tempo inalando os vapores. Imagem: Incrível.club.

Antes de limpar os azulejos, deixe sempre o ambiente bem ventilado, use alguma proteção para o rosto, luvas e não fique muito tempo inalando os vapores. Imagem: Incrível.club.

Mas não podemos esquecer do rejunte, não é? Continue a leitura e descubra como limpar azulejo de banheiro sem estragá-lo!

 Como limpar azulejo de banheiro sem estragar o rejunte

O rejunte é um item importante na hora de limpar os azulejos do banheiro. Imagem: LimpON.

O rejunte é um item importante na hora de limpar os azulejos do banheiro. Imagem: LimpON.

Muita gente acha que o rejunte não mancha e é fácil de limpar. A realidade é um pouco diferente disso, você precisa saber bem como limpar azulejo de banheiro para não estragar o seu rejunte.

O rejunte é uma substância porosa, que absorve os produtos químicos usados com facilidade e, com o tempo e com a exposição prolongada, transmite esses produtos para a parte de baixo do revestimento, o que pode descolar a peça.

Para limpar o rejunte, é importante que você não use substâncias químicas muito fortes, mas caso for utilizá-las, dilua-as e enxágue o revestimento com bastante água. Se o rejunte estiver com bastante limo e sujeiras acumuladas, o melhor é esfregá-lo com uma esponja apenas com água limpa.

Melhor do que a esponja é a escova de dentes de cerdas duras em conjunto com água morna: esfregue bem e só aplique produtos químicos específicos para o rejunte.

Já manchou, e agora?

O rejunte é usado em várias soluções de revestimento, como os porcelanatos, os azulejos, pisos em placas de granilite etc. Assim, saber como limpar azulejo de banheiro, se o rejunte já estiver manchado, é fundamental na hora de realizar uma boa limpeza.

Como você não sabe os tipos de produtos químicos que vão reagir com o rejunte, o melhor a se fazer é procurar um tira manchas específico para rejuntes e utilizá-lo com moderação, da maneira que o fabricante recomenda.

Para limpar o rejunte você também pode aplicar o vinagre em conjunto com a água morna, mas tome bastante cuidado e enxágue bem! Se a porosidade do rejunte absorver o vinagre, que é orgânico, isso poderá apodrecer a peça. Então, pegue a escova de dente, seu limpador de rejuntes preferido, a água morna e mãos à obra!

Agora você já sabe as melhores técnicas de como limpar azulejo de banheiro. Quer mais dicas sobre a manutenção de superfícies para sua casa? Continue de olho nas nossas publicações aqui no blog!