19 de julho - 2017  

Como levantar uma parede com blocos de concreto

Saber como levantar uma parede pede técnica e conhecimento. Mesmo que você já tenha feito isso muitas vezes, cada espaço e cada cômodo tem suas próprias necessidades. Cada obra oferece diferentes tipos de material, o que pode deixar o processo mais difícil ou mais fácil.

O cimento é o único material presente em todas as etapas da construção, não só na hora de assentar os blocos, ele também está presente na parte estrutural de uma parede construída com blocos de concreto. Esse tipo de construção, inclusive, tem muitas vantagens, principalmente quando comparada às tradicionais de tijolo baiano. Por isso, separamos algumas dicas de como levantar uma parede utilizando blocos de concreto para te ajudar a convencer o responsável pela obra a optar por esse material. Confira!

Alvenaria de bloco de concreto ou de bloco cerâmico: isso muda a forma como levantar uma parede?

Uma das primeiras dúvidas que podem surgir ao se pensar em como levantar uma parede é o tipo de bloco que irá ser usado na obra. Entre os mais utilizados está o de cerâmica e o de concreto, e cada um tem uma maneira de assentamento.

O bloco de cerâmica é mais leve, o que torna seu transporte mais fácil e contribui para o conforto termoacústico da construção. Porém, os pontos positivos acabam por aí.

Já o bloco de concreto é mais econômico, mais resistente, mais plano e apresenta menor desperdício de materiais, seja na quantidade de blocos, argamassa para assentamento, reboco ou gesso para revestimento. Ou seja: é mais fácil trabalhar com o bloco de concreto, para ter uma parede mais plana.

Outras vantagens do bloco de concreto:

  • Possui maior disponibilidade no mercado;
  • Construções de concreto não sofrem infestações de insetos;
  • São mais resistentes às mudanças climáticas, como fortes chuvas, ventos e também ao fogo;
  • Blocos de concreto também são isolantes térmicos;
  • Podem ser pintados com qualquer cor de tinta, por se adaptarem de maneira fácil ao material;
  • O bloco de concreto também aumenta a produtividade e reduz o tempo de execução da obra.

4 dicas práticas de como levantar uma parede com blocos de concreto

Para facilitar, separamos algumas dicas para serem usadas antes de começar a construção da parede e durante o processo. Assim você não corre risco de deixar nada passar!

Antes de levantar a parede:

1-) Fique atento aos detalhes na hora de comprar os blocos

Se ainda não souber como levantar uma parede com blocos de concreto, ou não tiver muita experiência, preste atenção em algumas características do produto como: peso, condução térmica, resistência, absorção de umidade, uniformidade, arestas retas, superfícies ásperas e, principalmente, se não possuem trincas. Lembre-se que este produto possui uma norma que garante a sua qualidade (ABNT NBR 6136:2016 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria — Requisitos).

2-) Tenha as dimensões do cômodo que será construído

Para evitar desperdício de materiais, e a melhor utilização dos blocos de concreto, fique atento às dimensões.

Por exemplo, um cômodo de 5 m x 5 m, apresenta 20 metros lineares de alvenaria. Considerando 12,5 unidades por m² de blocos de concreto (14 x 19 x 39 cm), usando 1,0 cm de argamassa e um pé direito de 2,4 m, temos 600 blocos inteiros.

Para saber como levantar uma parede de blocos de concreto da maneira correta, lembre-se também de subtrair áreas como os vãos de janelas, portas e outras aberturas existentes no cômodo.

Vamos considerar um exemplo de cálculo:

1 – Porta de 0,8 x 2,1 m = 1,68 m2, equivalente a 21 blocos

1 – Janela 1,3 x 1,0 m = 1,30 m2, equivalente a 16 blocos.

Do total de blocos, então, vamos subtrair 37 unidades, o que significa que, no final, serão necessários 563 unidades para construir o cômodo.

Como esta é uma construção modular, você ainda deve realizar o arremate da fileiras, empregando meio-blocos. Para isto adicione 10% na conta, ou seja, 57 unidades de meio bloco.

Levantando a parede:

3-) Tenha certeza de que o prumo e o alinhamento estejam corretos

Ao pensar em como levantar uma parede, lembre-se: pelo fato das paredes não receberem reboco grosso, caso o prumo e o alinhamento não estejam corretos, eles podem ser notados facilmente.

No caso de não estarem alinhados, o prumo e o alinhamento devem ser corrigidos na hora do assentamento. Se precisar ser arrumado após toda fiada, o bloco deverá ser retirado com a argamassa e assentado de novo com uma nova argamassa.

4-) Cuidados com a massa

Os cuidados com a argamassa também são fundamentais para quem quer aprender a como levantar uma parede da maneira certa. Confira alguns abaixo:

  • A dica mais importante é utilizar um cimento de qualidade. Para não errar, vá direto de Cimento Montes Claros;
  • A mistura deve ser dosada por um pedreiro ou mestre de obras experiente e não poderá ser utilizada após duas horas e meia;
  • É importante não deixar que a argamassa caia nos buracos dos blocos de concreto;
  • Não utilize a argamassa que cair no chão;
  • Após realizar a mistura da argamassa, não adicione cimento ou areia. Se precisar, misture apenas água e, se por acaso errar a mão, não improvise: faça outra mistura.

Dicas extras: não se esqueça nunca de utilizar os equipamentos de segurança. Além de proteção, eles oferecem mais conforto e comodidade para seu trabalho. Além disso, sempre utilize as ferramentas corretas para o trabalho. Dessa forma você não tem que ficar improvisando e nem tendo que refazer fiada por fiada tudo o que já havia começado.

Essas dicas ajudaram a entender como levantar uma parede? A qualidade dos materiais utilizados é fundamental para garantir a excelência no trabalho oferecido. Para garantir que tudo saia como o esperado, utilize sempre o cimento correto. Se não sabe qual usar, confira os tipos de cimento da Cimento Montes Claros e conheça suas aplicações!