3 de agosto - 2018  

Saiba como fazer telhado embutido para sua casa

Dentre todos os estilos de telhado, o embutido com certeza é um dos mais sofisticados. Com seu estilo moderno e cheio de personalidade, o telhado embutido já deixou de ser tendência e se consolidou como um padrão arquitetônico muito querido por moradores e projetistas. Mas você sabe como fazer telhado embutido?

Se ainda está com algumas dúvidas, não tem problema. Neste artigo vamos mostrar exatamente o que é esse tipo de cobertura, quais são as suas vantagens e, por fim, ensinar como fazer telhado embutido.

Tudo pronto para começar? Então prepare-se, pois quando você terminar de ler nosso artigo, já terá uma ótima noção de como fazer telhado embutido na sua obra. Continue a leitura para saber mais!

O que é o telhado embutido?

Também chamado de telhado não aparente, o telhado embutido, como o seu nome deixa claro, é aquele que não pode ser visto quando se olha para a fachada da casa.

Nós já estamos acostumados com o modelo de telhado aparente desde as primeiras construções da humanidade, e o estilo foi consagrado pelos romanos na construção das suas incríveis villas com telhas de cerâmica encaixáveis, estilo que hoje em dia entendemos como telhado colonial.

Já o telhado embutido funciona de uma forma um pouco diferente. A ideia por trás da sua concepção é trazer um valor estético altíssimo através da inovação e da exclusividade: se praticamente todas as casas que vemos usam o telhado aparente, é necessário algo para se diferenciar delas, como fazer telhado embutido.

como fazer telhado embutido e deixar sua casa moderna

O telhado embutido tem um valor estético muito alto para a construção. Imagem: Home info.

Não há regras quanto aos materiais usados nos telhados embutidos e aparentes, mas pense com a gente: como fazer telhado embutido se as telhas possuem uma inclinação mínima muito alta? Infelizmente não dá. Por isso, as telhas com baixa inclinação são as mais usadas, como as de fibrocimento e as de aço galvanizado.

Assim, essa forma de construir foi se popularizando em várias residências, sendo associada muitas vezes à casas de alto padrão, com uma arquitetura que preza tanto pela funcionalidade quanto pelo valor estético da construção.

Mas para saber como fazer telhado embutido, é preciso primeiro entender quais são as suas vantagens em relação ao aparente. Então continue lendo para descobrir!

Quais as vantagens do telhado embutido?

Fazer telhado embutido é uma tarefa que deve ser feita por um profissional capacitado e tende a ter mais vantagens do que desvantagens, principalmente quando pensamos no custo da obra.

telhado embutido é uma tendência

O telhado embutido apresenta um custo mais reduzido. Imagem: Guarida Imóveis.

Como dissemos anteriormente, as telhas usadas normalmente são as de aço galvanizado ou as de fibrocimento, pois como o apelo estético está na ausência do telhado, a estética das telhas é irrelevante.

Essas telhas saem mais em conta na construção, pois uma única peça cobre uma área muito maior, e elas tendem a ser mais baratas que os outros tipos de telha. Além disso, não é necessário todo o madeiramento da construção de um telhado aparente. O custo reduzido, então, é uma grande vantagem do telhado embutido.

Outro ponto positivo é a leveza da estrutura, o que pode ser mais seguro em terrenos instáveis, encostas ou construções muito grandes, que precisam de fundações mais firmes  – e consequentemente mais caras – para suportar o peso do telhado.

Além disso, a beleza e a sintonia com os modelos mais modernos de construção também falam alto para quem procura saber como fazer telhado embutido.

Como fazer telhado embutido para sua casa

A construção do telhado embutido é mais simples de ser feita que a dos telhados aparentes por não ser necessário criar todo o madeiramento extenso que vai por baixo das telhas como suporte. Ainda é necessário fazê-lo, mas não é preciso gastar tanta madeira.

telhado embutido para casa

A construção do telhado embutido é mais simples que a do telhado de cerâmica, por isso muitas pessoas estão optando por ele. Imagem: Serralheria Costa e Filhos.

Primeiramente, é necessário definir a altura do telhado, que se relaciona com o pé direito da estrutura. O telhado embutido deve ser colocado no topo da laje, que por sua vez está localizada no topo das paredes.

Após estender as treliças na estrutura de forma a tocar as duas paredes do ambiente, prenda-as na parede. Depois disso, é necessário passar outros caibros no sentido contrário, fazendo um entrelaçado de madeira.

como fazer telhado embutido em casas

Organize bem as treliças na estrutura do telhado embutido. Imagem: A Casa da Claudia.

O telhado embutido, ao contrário do que muitos pensam, possui uma pequena inclinação direcionada normalmente ao seu centro, sendo que o madeiramento é o grande responsável pelo escoamento de água para essa parte do telhado.

A inclinação também pode ser feita apontando para qualquer direção, o único requerimento obrigatório é a instalação de calhas, que devem também possuir uma inclinação tendendo a zero em direção ao bocal.

Note que para dar o efeito de telhado embutido, você ainda precisa erguer mais alguns centímetros de tijolos por cima das telhas, para que elas fiquem propriamente escondidas por trás dessa “mureta”.

Uma das grandes desvantagens do telhado embutido é o calor gerado pelas telhas de fibrocimento, que não possuem um isolamento térmico tão bom quanto as cerâmicas. Então para resolver esse problema, instale uma manta térmica na laje.

É importante que a laje seja muito bem impermeabilizada, pois o telhado embutido não deixa muito espaço para manutenções extensas na instalação elétrica, localizada normalmente dentro da laje. Para evitar problemas, curtos-circuitos e acidentes, faça a impermeabilização com profissionais e com material de qualidade.

E aí, entendeu como fazer telhado embutido? Com certeza é muito mais simples e menos trabalhoso do que assentar todas as várias telhas de cerâmica, não é?

Para mais dicas de decoração e construção, não deixe de visitar nossa página no Facebook e Instagram!