11 de Maio - 2018  

Cobogó concreto: saiba como assentar e melhorar a iluminação da casa

O cobogó concreto está invadindo as casas mais modernas, sendo grande tendência para os trabalhos de arquitetura e design de interiores pelo mundo inteiro. Pouco a pouco, os cobogós de concreto estão se consolidando como ótimas soluções estéticas e também práticas.

Estéticas já dá para saber por que, não é? O cobogó de concreto é belíssimo, e dá um charme a mais para qualquer casa. Mas qual é a praticidade que eles apresentam? É isso o que você irá descobrir neste artigo!

O cobogó concreto traz um ar mais moderno ao ambiente. Imagem: ArqSC.

Continue a leitura para entender as funcionalidades do cobogó de concreto, dicas para o assentamento e os melhores locais para a instalação na sua casa.

O que é o cobogó concreto?

O cobogó de concreto é uma estrutura ou placa de concreto que apresenta espaços vazados no seu interior, servindo para separar áreas ao mesmo tempo em que deixa os dois espaços próximos um do outro, já que é possível ver além da estrutura.

O cobogó concreto ajuda a manter uma melhor iluminação. Imagem: inDica Decor.

Os cobogós foram introduzidos no Brasil inspirados nos muxarabis, formas muito similares ao cobogó de concreto, mas que se utilizavam de madeira para o efeito do material vazado. Os muxarabis, vale a pena ressaltar, são usados pelos árabes há séculos e séculos.

Criado pelos arquitetos Amadeu Coimbra, Ernest Bockmann e Antônio de Góis, o cobogó de concreto passou a se chamar assim pela junção dos três últimos nomes dos seus criadores. Singela homenagem, não é? De qualquer forma, o nome pegou, e hoje em dia vemos muito mais menções aos cobogós de concreto do que aos muxarabis.

Os cobogós podem ser usados das mais diversas formas. Imagem: Hypebeast.

O cobogó concreto tem grandes aplicações na arquitetura e no design de interiores. Além do seu imponente design e da sua beleza, eles ajudam a manter o ambiente bem iluminado quando assentados da melhor forma e também facilitam a passagem do ar pela casa, o que ajuda na ventilação cruzada.

Como aproveitar o cobogó de concreto da melhor forma?

Existem algumas recomendações para a instalação do cobogó concreto e segui-las significa que você está se aproveitando de todo o potencial que essas estruturas oferecem.

Neste tópico, vamos mostrar os melhores locais para se instalar cobogós de concreto e como realizar o assentamento. Vamos lá?

Onde instalar cobogó de concreto?

O melhor a se fazer é instalar os cobogós em um local onde você consiga se aproveitar da iluminação natural e das correntes de vento.

Note que, justamente pelo fato do cobogó de concreto ser vazado, ele filtra tanto a luz do sol quanto os ventos, ou seja, apenas uma fração da real força desses elementos é aproveitada. Assim, o melhor é instalar os cobogós em um local onde é interessante ter uma iluminação constante. Por isso, pense em todos os usos do local: a sala de estar gira em torno da televisão? Uma iluminação constante pode atrapalhar a imagem. O mesmo vale para o quarto e para o escritório.

Usar o cobogó concreto na área da piscina ajuda na iluminação. Imagem: Revista AREA.

O cobogó de concreto também funciona muito bem para áreas externas, ao lado da sua piscina, permitindo maior aproveitamento da luz durante toda a tarde e a refrescância dos ventos. A cozinha também se beneficia muito dessas estruturas, já que esse ambiente requer bastante iluminação e uma atmosfera amigável.

Como preparar?

O cobogó de concreto usa um traço de concreto 5:1, ou seja, cinco latas de areia para uma de cimento. As juntas com a parede devem ser de no mínimo 1,0cm, e é extremamente necessário usar formas de concreto específicas para o tipo de trabalho que você irá realizar.

Muitas vezes, dada a complexidade do trabalho, o mais indicado é procurar por empresas que realizam o trabalho de construção de pré-moldados para comprar o cobogó de concreto já pronto.

Como assentar o cobogó de concreto?

Assentar os cobogós de concreto exige algumas recomendações básicas devem ser seguidas para que tudo dê certo no final. A maior dificuldade surgirá se você optar por instalar um vergalhão de 5mm para reforço da estrutura.

Primeiramente, vá instalando a fiada das extremidades para o centro, para que uma peça se encaixe na outra e ofereça suporte. Aplique a argamassa nos pontos onde os cobogós se encontram com a parede e vá fazendo os encaixes.

Se a estrutura for grande ou muito pesada, é interessante instalar um vergalhão para segurança. Ele deve ser colocado no meio da estrutura e perpassa-la por inteiro. Esconda-o entre as juntas e cuide para que o efeito simétrico não seja perdido. Isso feito, você instalou seus cobogós de concreto!

Para mais informações sobre arquitetura e soluções de interiores, não deixe de visitar nossa página no Facebook! Temos muito mais dicas, guias e passo-a-passos esperando por você!