18 de setembro - 2018  

Como construir uma cinta de amarração

A cinta de amarração é um elemento fundamental nas estruturas térreas e na construção de lajes, pois contribui para a maior firmeza das paredes depois do trabalho de erguimento. trazendo  segurança para os moradores e maior durabilidade para toda a estrutura.

Criar uma cinta de amarração é simples, sendo possível corrê-la por toda casa em apenas um dia ou dois.

Quer saber como fazer uma cinta de amarração e como ela age na solidez do erguimento de paredes de alvenaria ou blocos de cimento? Neste artigo você vai descobrir! Vamos começar?

O que é a cinta de amarração?

A cinta de amarração, elemento muito presente em grande parte das casas térreas brasileiras, é uma estrutura simples de construir e que garante a sustentação das paredes e a sua firmeza, evita acidentes, rachaduras e outros problemas estruturais.

A Cinta de amarração, geralmente, fica localizada em uma viga horizontal no meio e no final da estrutura.

A cinta de amarração é uma viga horizontal que perpassa a casa inteira, diferentemente das vergas e contravergas, que se localizam acima e abaixo de vãos como as janelas, por exemplo. Ela é feita a partir de tijolos do tipo canaleta assentados em duas posições na construção, em 1,10m e em 2,20m, essa última indo por cima da alvenaria, na fiada final.

Muitas casas térreas se utilizam da cinta de amarração na última fiada da alvenaria, ou seja, na última fileira horizontal de tijolos. Mas, para garantir a segurança total e a estabilidade da parede, é muito importante que elas sejam construídas nessas duas posições: no meio da estrutura e no seu final.

A cinta de amarração possui esse nome porque ela age como um reforço à estrutura de maneira a amarrá-la, garantindo que, em conjunto, a alvenaria seja mais sólida.

Sem a instalação de uma cinta, é muito possível que a parede, mesmo com a aparência de sólida e bem construída, com o chapisco bem feito, tijolos bem assentados e concreto de qualidade, não resista muito tempo, provocando problemas graves e colocando a habitação em risco.

Mas para evitar esses problemas, o que é necessário fazer? Como construir uma cinta de amarração? Descubra no próximo tópico.

Como construir uma cinta de amarração?

A cinta de amarração é muito fácil de construir e pode ser feita em poucos dias. Tudo o que você precisa é medir bem a altura onde ela deverá se encontrar e criá-la usando alguns materiais básicos, presentes em qualquer obra.

Veja uma lista do que você irá precisar:

  • Tijolos do tipo canaleta para serem preenchidos;
  • Vergalhão de aço, recomenda-se o de 3/8, ou 10mm;
  • Cimento de qualidade para fazer o concreto;
  • Copos descartáveis ou objetos de plástico redondos para a proteção dos conduítes.

A construção de uma cinta de amarração não requer muitos materiais, mas é importante que todos sejam de qualidade, afinal, é a segurança dos moradores que está em jogo, então não poupe despesas, pois o barato pode sair caro.

É importante que os vergalhões estejam na mesma posição para aumentar a solidez da parede. Imagem: Defesacaxias Blogspot.

Para começar, calcule em que fiada você estará quando atingir os 1,10m da primeira cinta de amarração, também chamada de contraverga ou percinta. Calcular antes torna o trabalho mais simples de acompanhar, pois é mais fácil para quem constrói ficar atento à fiada 6 do que aos 1,10 metros.

Para criar a cinta de amarração, passe a fiada inteira usando tijolos do tipo canaleta, depois separe os vergalhões para a instalação, sendo que nenhum tijolo deve ficar desguarnecido. O melhor é colocar os vergalhões unidos na mesma posição, se possível, com variações mínimas: isso vai aumentar a solidez da parede!

Depois de instalar os vergalhões, insira os copos de plástico na posição em que os conduítes e os canos de água irão passar, caso tenha fiação vertical, e jogue o concreto por cima. Os copos irão manter os buracos livres para a fiação e o encanamento. Agora, você deve esperar o concreto passar pelo processo de secagem antes de continuar.

Uma boa dica é fazer a cinta de amarração por último na obra, mas lembre que é preciso bastante tempo para o concreto secar sem atrapalhar o restante da obra.

Não se esqueça de contar com os dias de secagem da cinta de amarração. Imagem: formulacultural.

Com tudo isso feito e o concreto seco, continue erguendo as paredes com blocos de concreto ou alvenaria, atentando-se à última fiada, onde deverá fazer todo o processo novamente.

Uma boa ideia é deixar as extremidades aparentes da parede sem os tijolos do tipo canaleta, para um acabamento mais caprichado e bonito.

Quais os cuidados básicos com a cinta de amarração?

Como mencionamos anteriormente, os materiais devem ser da melhor qualidade,  já que você está lidando com uma estrutura essencial para a segurança dos moradores. Economizar com esse tipo de material não é uma boa ideia!

Os vergalhões podem ser mais finos, porém o ferro 3/8 é o mais utilizado nessas situações, garantindo maior sustentação e segurança.

traço do concreto é o comum, usado nas estruturas. Talvez você queria fazê-lo mais concentrado, mas é importante ficar atento à solidez demais. O ideal aqui é manter a mesma resistência dos concretos das lajes e vigas.

Com tudo isso feito, você passou sua cinta de amarração pela casa sem maiores problemas, agora já está segura para abrigar os moradores!