1 de dezembro - 2017  

Caixa de concreto: uma alternativa para jardineira

O concreto é um dos materiais mais versáteis existentes, sendo útil na criação das estruturas de sustentação de prédios e casas, em lajes, pisos e, como veremos mais adiante, até na confecção de uma caixa de concreto para as flores.

Esse material vem passando por uma fase incrível, invadindo o mundo do design de interiores e o do paisagismo para criar belíssimas decorações e soluções muito criativas.

O concreto vem sendo cada vez mais utilizado nos projetos de paisagismo. Imagem: Pinterest.

Esse material vem passando por uma fase incrível, invadindo o mundo do design de interiores e o do paisagismo para criar belíssimas decorações e soluções muito criativas.

Já pensou em fazer uma caixa de concreto e usar como jardineira? Quer saber se vale a pena? Então você veio ao lugar certo. Nesse artigo, vamos falar mais sobre a caixa de concreto, mostrar suas vantagens e ainda dar um passo a passo para construir a sua. Vamos lá?

Por que escolher a caixa de concreto como jardineira?

A caixa de concreto, quando usada como jardineira, possui várias vantagens para o seu projeto de paisagismo ou design de interiores. Confira aqui as principais:

Praticidade

A caixa de concreto é muito fácil de fazer, ficando pronta em no máximo dois dias, já contando com os processos de mistura do concreto, modelagem e secagem. Para fazer a caixa em casa, você só precisa de um molde de madeira (de preferência), os ingredientes para a massa e um local para para a caixa secar. Fácil, não é?

Fazer uma caixa de concreto é fácil e prático. Imagem: Etsy.

A caixa de concreto é muito versátil, e por ser tão prática de fazer, você fica livre para soltar sua criatividade e criar verdadeiras obras de arte.

Baixo custo

O concreto é um material relativamente barato, e os custos da mão de obra para criar a caixa de concreto também são bem reduzidos, levando em conta que esse é um serviço rápido de se realizar.

Sai muito mais em conta pensar no que você quer, elaborar a ideia e contratar um pedreiro para executá-la do que comprar a caixa de concreto pronta em uma loja especializada em paisagismo e design de interiores.

Apelo estético

O concreto está em alta como tendência de decoração, e já se encontra presente em vários locais pela casa, desde o lado de fora até em paredes, pisos e detalhes no interior.

A caixa de concreto usada como jardineira vai garantir que o seu espaço aberto tenha muita personalidade, transmitindo uma ideia de modernidade e sofisticação que as jardineiras de outros materiais não conseguem atingir.

Quer saber como fazer sua própria caixa de concreto? Então continue a leitura para o passo a passo!

Passo a passo para criar uma caixa de concreto

Como vimos anteriormente, uma caixa de concreto é muito fácil de fazer, e se você acompanhou nosso post sobre pedras decorativas de concreto com certeza já sabe um pouco sobre a moldagem. Então, fazer a caixa de concreto vai ficar ainda mais simples.

As caixas de concreto trazem um ar moderno e sofisticado para o jardim. Imagem: Landscaping Supplies & Design Solutions.

1 – Fazendo a forma de madeira

Para estruturar a caixa de concreto, você usará uma forma de madeira bem simples de se fazer. Para essa etapa, você irá precisar de cinco tábuas de madeira cortadas nas dimensões que você escolher, pregos, martelo e arame fino.

Escolha o formato da sua caixa de concreto, se quadrada, retangular, pequena ou grande. Feito isso, corte as tábuas e utilize os pregos para criar a sua forma, e ao final passe o arame em volta para que o molde consiga suportar o peso do concreto sem se quebrar.

Tudo pronto? Hora do passo 2!

2 – Despeje a massa na forma

Nesse passo você irá precisar de mistura para concreto (cimento, brita, areia e água), luvas, uma colher de pedreiro e três vergalhões finos de aço.

Para começar, você precisa fazer a massa de concreto. O traço é muito simples, também chamado de concreto magro, formado por uma lata de cimento, uma e meia de água, uma e meia de areia e mais uma lata de brita. A lata para a medida é a de 18 litros.

Com o concreto pronto, é hora de colocá-lo na forma da caixa de concreto. Use suas mãos protegidas por luvas e a colher de pedreiro para fazer uma camada de aproximadamente 3 centímetros no fundo, e depois faça o mesmo com as laterais da caixa de concreto, colocando os vergalhões antes de colocar todo o concreto.

3 – Secagem

A secagem da caixa de concreto é a última parte, e de longe a mais simples de todas. Se você chegou até aqui, parabéns! Você já está quase terminando sua caixa de concreto!

A caixa de concreto pode ser feita em qualquer tamanho, quadrada ou retangular. Imagem: Pinterest.

Deixe o concreto secando dentro da forma por um dia ou dois, retire-o e pronto: sua caixa de concreto já está montada.

Viu só como é fácil fazer uma caixa de concreto para usar de jardineira no seu projeto de paisagismo? Então não perca tempo e comece já!

Quer saber mais dicas sobre decoração e construção? Acompanhe nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!