14 de dezembro - 2017  

Aprenda como tirar trinca de parede de uma vez

Construir a parede de uma casa, seja com blocos de concreto ou tijolos, é uma tarefa delicada, já que as consequências de um trabalho mal executado podem surgir anos depois. Esses problemas podem se manifestar como trincas na parede e rachaduras, que desvalorizam o imóvel. Quer saber como tirar trinca de parede? Então siga a leitura!

Como se formam as trincas de parede?

Aprenda como tirar trinca de parede de uma vez

As trincas podem ser resultado de material de má qualidade. Imagem: UOL Estilo.

As trincas de parede podem se formar por vários motivos, que vão das mais comuns, que não representam riscos além da desvalorização do imóvel, até as mais problemáticas e extensas, que trazem riscos para a estrutura do ambiente e para a segurança dos moradores.

Aqui trazemos os principais fatores que podem causar trincas de parede:

Má execução do serviço

Todas as paredes de alvenaria, ou seja, aquelas que se utilizam de blocos sólidos intercalados e preenchidos com argamassa ou concreto, contam com três camadas na sua criação até o acabamento, são elas: o chapisco, o emboço e o reboco. Se algum desses processos não foi feito corretamente, toda a estrutura pode estar comprometida.

qualidade dos materiais

Os materiais para construção também são um fator decisivo na prevenção de trincas de parede. É o que sempre dizemos, o barato sai caro. Portanto, não procure seu cimento pelo seu preço, mas sim pelas especificações únicas da sua obra e pela sua qualidade.

Identificando a extensão da trinca

Aprenda como tirar trinca de parede de uma vez

Um dos passos para como tirar trinca de parede é identificar o tamanho da trinca antes de arrumá-la. Imagem: Sindiconet.

Às vezes, a rachadura em sua totalidade pode estar coberta com uma camada de tinta ou papel de parede, impedindo que você saiba a sua verdadeira extensão.

A espátula é perfeita para esse tipo de serviço. Ela deve ser inserida em um ponto visível da trinca de parede e deslizada: se a trinca estiver por baixo da tinta, a espátula irá revelá-la.

Como tirar trinca de parede?

Para resolver o seu problema com trincas de parede, é importante que você tenha os conhecimentos necessários e contrate um profissional capacitado e competente para realizar o serviço.

Isso porque o processo, por mais simples que seja, exige o manejo de ferramentas que podem ser perigosas em mãos não treinadas, além de operações específicas que devem ser realizadas por quem entende do assunto e realmente sabe como tirar trinca de parede. Do contrário, você poderá piorar a situação.

Quer saber como tirar trinca de parede? É fácil, tudo o que você precisa fazer é continuar a leitura deste tópico!

Limpeza das trincas de parede

Com o primeiro passo realizado, veja se o seu profissional usa um pincel para a remoção da sujeira e restos de materiais que podem estar dentro das trincas de parede.

Esse passo é essencial, pois quando a calefação das trincas de parede for realizada, o material utilizado não irá se fixar completamente na extensão da rachadura se ela estiver suja, o que fará com que, no futuro, a falha se abra novamente.

Aplicando a massa corrida

A massa corrida, por ser um material fácil de manusear, versátil e seguro, é o que a maioria dos profissionais usa. Você também pode usar concreto ou argamassa.

A massa corrida pode ser aplicada com uma pistola ou com uma espátula. Depois, ela deve ser espalhada primeiro com os dedos, usando sempre luvas, para que a substância fique bem encaixada nas trincas de parede e depois com a espátula para corrigir os desníveis e os erros. Lembre-se que é preciso muito cuidado na hora de manusear o material, conte sempre com o EPI (Equipamento de Proteção Individual) adequado.

Por último, tudo que é necessário fazer é um acabamento em volta das trincas de parede para que a tinta possa ser aplicada novamente.

Por que um profissional?

A identificação das trincas de parede é melhor feita por um profissional, principalmente porque ele sabe como identificar a sua extensão e sabe qual é o melhor material a ser utilizado para corrigir essas falhas.

Além disso, o profissional é quem irá conseguir identificar se a falha na estrutura é uma trinca ou uma rachadura. Existe diferença entre as duas? Sim, uma grande diferença.

As trincas são comuns pelos motivos apresentados em várias estruturas. Já as rachaduras são muito mais sérias, sendo ocasionadas também pelos mesmos problemas, mas com uma extensão muito maior.

Portanto, não deixe de contatar o seu profissional e só use material de qualidade! Gostou desse artigo? Confira mais dicas de construção e decoração na nossa página no Facebook.