19 de julho - 2017  

5 ideias de decoração barata para fazer você mesmo

Nossa casa é um refúgio pessoal. É nela que descansamos depois de um longo dia, recebemos amigos ou reunimos a família em volta da mesa diariamente. Por isso, a decoração do lar deve oferecer conforto e refletir a essência daqueles que ali moram. E nada melhor do que alcançar isso com uma decoração barata, feita por você mesmo, não é?

A técnica DIY (do it yourself em inglês) ou faça você mesmo, é uma tendência na decoração que vem se consolidando cada vez mais entre os que gostam de ter uma casa bem decorada. Além de ajudar o meio ambiente, já que, na maioria da vezes, é possível dar novo uso a objetos que já possuímos, a técnica DIY também oferece a chance de criar espaços personalizados gastando muito pouco com decoração – ou quase nada.

Confira abaixo 5 ideias de decoração barata para deixar a casa com a sua cara!

5 dicas de decoração barata passo a passo:

1. Vasinhos de concreto

Os vasos de concreto são fáceis de fazer e qualquer recipiente serve de forma. Imagem: Pinterest.

Que tal fazer um vasinho de concreto? Além de ser uma decoração barata, eles ainda ajudam a dispor suas plantas de forma segura e deixam a casa com um ar moderno. Com um saco de cimento você consegue criar vários deles. Veja como fazer!

Para fazer dois  vasinhos você vai precisar de:

  • Aproximadamente 900 ml de Cimento Montes Claros;
  • Aproximadamente 225 ml de água;
  • 2 copos pequenos (pode ser de plástico, isopor ou acrílico e um precisa ser maior que o outro);
  • Pincel;
  • Vaselina sólida;
  • Resina a base d’água;
  • Lixa fina;
  • Luvas.

Como fazer:

  1. Com o pincel, aplique a vaselina sólida na parte externa do copo menor e na parte interna do copo maior;
  2. Faça a mistura de cimento com água e jogue no copo maior;
  3. Coloque o copo menor dentro do maior até a mistura do cimento se aproximar da borda dos copos;
  4. Deixe o cimento secar por cerca de 24h. Se usar o cimento de secagem ultrarrápida Montes Claros, esse tempo fica mais curto. Entenda as diferenças entre os tipos de cimento aqui;
  5. Após a secagem completa do cimento, desenforme a peça dos copos;
  6. Lixe todo o vasinho, moldando a borda de acordo com o que desejar;
  7. Finalize realizando a lavagem da peça em água corrente para retirar o pó.

Imagens: Comofazeremcasa.net

2. Luminária de ralador

Sabe aquele ralador que você não usa mais? Ele também rende uma decoração barata. Imagem: Pinterest.

Foi-se o tempo em que os utensílios de cozinha se limitavam apenas a utilização nesse cômodo. Hoje em dia é fácil encontrar os mais diversos acessórios para uma decoração barata e personalizada utilizando esses itens. Um bom exemplo disso é a luminária de ralador. Veja abaixo o passo a passo para fazer a sua e criar uma decoração original.

Você vai precisar de:

  • 1 ralador;
  • 1,5 metros de fio (ou a medida necessária para seu projeto);
  • 1 lâmpada;
  • 1 bocal;
  • 1 interruptor;
  • 1 plug de tomada;
  • Estilete;
  • Chave de fenda ou philips.

Como fazer:

  1. Primeiro, vamos cuidar da parte elétrica da luminária. Descasque e parafuse as pontas do fio paralelo ao bocal;
  2. Depois, separe os dois fios elétricos e use o estilete para cortar um deles. Descasque as pontas e parafuse-as no interruptor;
  3. Uma vez parafusado o interruptor, passe o fio por dentro do ralador e instale o plug de tomada, fixando-os as duas pontas descascadas nos parafusos;
  4. Para finalizar seu novo objeto de decoração, encaixe o bocal na parte superior do ralador. Caso seja necessário, use cola fixadora para prender o bocal com firmeza.

Imagens: Pinterest.

Pronto! Sua luminária de ralador está pronta para decorar sua casa. Você pode utilizá-la como abajur ou como pendente, instalando diretamente no teto. Uma dica valiosa para quem busca uma decoração barata!

3. Aparador de livros de cano PVC

Aparadores em tons escuros sobre balcões de concreto dão estilo industrial que está na moda. Imagem: Pinterest.

Se você é apaixonado por literatura e decoração, essa dica é para você. O aparador de livros de cano PVC é uma dica de decoração barata super fácil e simples de fazer, dando um toque especial à sua decoração.

Você vai precisar de:

  • 2 cotovelos de PVC;
  • 1 tinta spray da cor de sua preferência. 

Como fazer:

  1. Pinte os cotovelos de PVC por toda sua extensão com a cor de tinta spray escolhida;
  2. Deixe secar por 1 hora.

Para instalá-los, basta colocar os livros entre os cotovelos e você terá uma decoração barata, funcional e cheia de estilo!

Dica extra: você também pode preencher a parte inferior dos cotovelos com uma mistura de água e cimento. Para fazê-la, não existe uma medida exata. Como valor de referência, use 300g. Fazendo isso você dá peso ao objeto de decoração, assim os livros não correm risco de cair sobre eles.

4. Espelho de camarim com pisca-pisca

Bonito e funcional, o espelho de camarim é uma decoração barata e que dá outra cara ao seu quarto. Imagens: BigTudo Artesanato.

Quem nunca pensou em ser famoso um dia, nem que seja apenas para usufruir dos mimos e luxo que as estrelas possuem? Com esse espelho feito de pisca-pisca vai ficar fácil criar uma decoração barata de dar inveja aos camarins dos famosos. Confira!

Você vai precisar de:

  • Uma caixa de pisca-pisca branco;
  • Bolas de pingue-pongue (o número deve corresponder à quantidade de lâmpadas presentes do pisca-pisca);
  • Estilete e furadeira.

Como fazer:

  1. Utilizando o estilete, faça um corte em formato de um X pequeno em todas as bolinhas de pingue-pongue.
  2. Depois de realizar o corte em todas as bolinhas, encaixe-as uma a uma nas lâmpadas presentes no pisca-pisca e seu novo item decorativo estará pronto.

Após finalizado, basta colocar o pisca-pisca em volta do espelho para criar o mesmo efeito dos espelhos de camarim. Você pode utilizá-lo no espelho da penteadeira, dando um toque a mais de luxo na hora de se arrumar, ou em qualquer outro cantinho da casa. Se preferir, dá para fazer furos na parte traseira da moldura do espelho para esconder os fios.

Além de ser uma dica de decoração barata, ela é versátil e pode também servir para destacar quadros, pôsteres e porta-retratos de parede!

5. Cabeceira com pallet

O pallet é tão versátil que pode ser usado para decorar qualquer ambiente! Imagem: Pinterest.

Não tem como falar de decoração barata ou DIY sem falar de pallet. Versáteis e fáceis de manusear, os pallets são itens decorativos que caíram no gosto de quem busca projetos personalizados e originais. Veja como criar uma cabeceira de pallets com os passos abaixo.

Você vai precisar de:

  • 2 pallets;
  • Lixas, pregos e martelo;
  • Uma lata de tinta na cor que você preferir;
  • Pincel ou rolinho;
  • Bandeja de pintura;
  • Plástico ou jornal para cobrir o chão.

Como fazer:

  1. Meça sua cama e, se necessário, una mais pallets para completar o formato da cabeceira utilizando ferramentas como pregos, martelos ou até cola de madeira.
  2. Cubra o chão com o plástico/jornal e limpe a superfície dos pallets de qualquer sujeira que o mesmo possa ter acumulado;
  3. Depois, lixe as peças e retire o pó criado com um pano úmido. Deixe-as secar antes de prosseguir com o processo;
  4. Uma vez que os pallets estiverem secos, inicie a pintura utilizando a tinta escolhida, o pincel/rolinho e a bandeja de pintura. Realize o número de demãos que achar necessário, até alcançar o tom da cor que deseja;
  5. Ao finalizar a pintura, deixe secar por completo.
  6. Para fixar os pallets, você deve retirar as duas partes de madeira das extremidades e assim conseguirá parafusar diretamente na parede. Após esse processo, você pode fixar as partes retiradas novamente, pregando-as no pallet.

Depois que estiverem secos, basta colocar os pallets atrás da cama e pronto, mais uma dica de decoração barata para transformar seu quarto!

Gostou das dicas do Cimento Montes Claros? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente qual delas você mais gostou!